Cristo - pedra angular
Cristo é a pedra angular.
Ef 2, 19Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
Mt 16, 18-19 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. 18Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. 18Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 2
Grego – rocha – petra
1. A pedra como a confissão de Pedro ( tu és o Cristo) sobre a qual a igreja é edificada.
2. Jesus é a pedra, Pedro depois testifica isso. ( I Pe 2, 5-8)
3. A pedra é Pedro como representante dos apóstolos. Como Pedro mesmo fala depois que todos os crentes se tornaram pedras vivas ( I Pe 2, 4-8)
4. Por sua confissão Pedro representa o tipo de pessoa sobre a qual a igreja será edificada.
Chaves do reino – os apóstolos abrem o reino aqueles que compartilham da confissão de Pedro : Tu és o Cristo e excluem aqueles que não recebem o seu testemunho a respeit9o de Cristo. Todos os cristãos são chamados a testemunhar de Jesus. Todos somos sacerdócio santo. Todos nós ‘abrimos” o reino para as pessoas quando anunciamos a Cristo.
I Pe 2,9Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
9Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário