Mais uma vez sobre santos – outro esclarecimento
Para que um homem seja considerado santo(canonizado) é necessário que já tenha morrido, certo? Deus proíbe invocar os mortos.
Isaias 8:19 19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos?
Os mortos não sabem coisa nenhuma, muito menos o que se passa aqui na terra.
Eclesiastes 9: 5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Normalmente é considerado santo dentre outras coisas, que ele não teve pecado, ele ficou sem pecado já aqui na terra, a bíblia diz o contrario, que se alguém disser que não tem pecado é mentiroso e nele não habita o espírito de Deus. Se falarmos que alguém não tem pecado estamos indo contra a bíblia que fala que todos pecaram, todos.
Os santos não são mediadores entre Deus e os homens, só Jesus Cristo é.
Os santos não são mediadores entre Deus e os homens, só Jesus Cristo é.
I Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
Logo, vemos a invocação aos santos como idolatria e politeísmo. O apóstolo Paulo, quando estava vivo, não admitiu que ninguém o adorasse nem se prostrasse diante dele (Atos 14.11-15). Se hoje ele pudesse falar a todos quantos o invocam e veneram como santo, talvez ele repetisse suas palavras do texto de Atos: "Por quê fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós!"
Logo, vemos a invocação aos santos como idolatria e politeísmo. O apóstolo Paulo, quando estava vivo, não admitiu que ninguém o adorasse nem se prostrasse diante dele (Atos 14.11-15). Se hoje ele pudesse falar a todos quantos o invocam e veneram como santo, talvez ele repetisse suas palavras do texto de Atos: "Por quê fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós!"
Os santos não podem interceder pelos homens. Isto, porque Jesus foi o único que morreu na cruz para nos salvar do inferno, tomando sobre si o castigo pelos nossos pecados. Jesus e o Espírito Santo são os únicos que intercedem por nós diretamente diante do Pai (Isaías 53.12 e Romanos 8.34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes, quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós).
Os 2 únicos lugares na bíblia que Deus manda construir imagens estão no antigo testamento e em 2 situações muito, como dizer, peculiares. A gente ouvir alguma explicação ou justificação rápida que alguém nos deu a uma pergunta, dúvida e nem conferir na palavra, nem saber onde está, em qual versículo, quem falou, sem ler o antes e depois é perigoso. A bíblia, a palavra de Deus está aí... para ler toda. E não ‘picada”. Ler toda, o NT primeiro, depois o AT. Leia um livro todo, seguido. Não pique.
Jesus NUNCA falou no NT algo assim, que hoje é permitido imagens. Já li o NT TODO MUITAS vezes e não há isso. Não há. É no AT que isto está. Não respondi na hora, pois tinha que achar os versículos exatos. Sabia a história, mas não o capítulo e versículo exatos.
A primeira, Ex 25 18Faça dois querubins de ouro batido, 19um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa. 20Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa. 21Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca. 22Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.
Esta arca, símbolo da presença de Deus no meio do seu povo, recebe o nome de arca do Testemunho (vs. 16,22), porque continha as tábuas da Lei, que eram as prescrições estabelecidas na aliança do Sinai. Cf. Êx 24.12; Dt 10.1-5.
Os querubins geralmente estavam associados ao trono do Senhor, como guardiões ou transportadores do trono.
O tabernáculo visava fornecer um lugar onde Deus pudesse habitar entre seu povo. O termo tabernáculo algumas vezes refere-se a tenda, incluindo o Santo Lugar e o Santo dos Santos, os quais eram cobertos com cortinas bordadas. Em outros lugares refere-se ao complexo inteiro, incluindo o átrio entre cortinas onde a tenda se localizava.
O véu separava o santo dos santos do santo lugar. Com a morte de Jesus esta cortina foi rasgada em duas partes.
Os querubins voltados um para o outro, representam cortesãos celestiais que servem constantemente na presença de Deus.
Uma só pessoa, uma vez por ano, e somente após preparos especiais podia entrar onde estava a arca. E este sacerdote queimava incenso, produzindo fumaça para cobrir o propiciatório que ficava sobre o Testemunho, protegendo assim da pureza consumidora do Senhor. Então uma vez por ano, alguém entrava ali e mal via a arca onde estavam os querubins. Ninguém do povo tinha acesso a este lugar. Ninguém acendia velas, ajoelhava nem fazia petições ou pedia intercessão a estes querubins.
O segundo lugar foi a serpente no deserto.
Neste caso, o povo não tinha outra opção a não ser olhar para a serpente.
Ela apontava para Cristo, hoje não temos opção para salvação a não ser olhar unicamente para Cristo.
Nu 21,8 Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. 9Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.
Este evento tipifica tanto o sacrifício de Cristo quanto a fé que tinha seu povo. Assim como a representação em bronze da serpente venenosa foi levantada, assim também Cristo, nascido “ em semelhança de carne pecaminosa” ( Rm 8,3) foi levantando ( Jô 3,14). Os aflitos israelitas não tinham outro meio de salvar-se senão olhar para a serpente de metal, assim como os pecadores não tem esperança de salvação exceto mediante a fé no Cristo crucificado ( jô 3- 15-16)
Infelizmente essa serpente de bronze, mais tarde , tornou-se objeto de uma adoração idólatra. ( 2 RS 18, 4)
Como sempre, o coração idólatra do homem recusa-se a crer unicamente em um Deus e se inclina a outros deuses, seres, o ser humano atribui capacidades espirituais, milagrosas a seres humanos mortos e objetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário