quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais uma vez falando sobre ídolos


Explicando o que é idolatria.

O que é um ídolo?

Ídolo é quando admiramos ou gostamos ou passamos tanto tempo com algo ou alguém, que acaba roubando  o tempo que seria de e para Deus, a honra, o mérito,  a glória que seria de Deus para este outro.

Ídolo podem ser imagens, pessoas vivas ou mortas, um carro, um lazer, um computador, muitas coisas podem nos escravizar e tornar para nós ídolos. O ídolo se levanta dentro do nosso coração.

Deus quer nosso coração e tempo. Deus como próprio mandamento que Jesus citou, quer que o amemos acima de todas as coisas e o que busquemos acima de qualquer coisa. Ele tem que ser nossa prioridade. Nosso maior e primeiro amor. Tem que estar acima de todas as outras pessoas ou coisas.

Veremos alguns exemplos de coisas ou pessoas que podem ser ídolos dentro de nós:

Os exemplos 1, 2, 4 e 5 são os que “mais caracterizam” a idolatria. Praticamente na maior parte do AT o povo praticava tais coisas, Deus se irava, o povo sofria, o povo se arrependia e voltava-se para Deus, Deus abençoava, aí o povo praticava tais coisas novamente, o povo sofria, Deus irava e isso em um ciclo sem fim.

Os outros exemplos são coisas do nosso tempo, coisas e pessoas que podem tomar em nosso coração espaço que seria de Deus, muitas destas coisas escrevi, pois já passei por elas, precisei meditar me arrepender, mudar. Precisei colocar Deus acima e eu e as pessoas e coisas abaixo.

·         Se confiamos não somente em Deus para nosso sustento, nosso consolo, para nos guardar, se confiamos nele e também em outro (as) então não o amamos, nem o conhecemos como ele quer ser conhecido e amado, aí em nosso coração temos um ídolo. “Seja este que confiamos uma medalha, um ‘santo”, “santa”, um terço, um objeto no qual lhe atribuímos algum poder, isso é um ídolo. É idolatria. Pois não confiamos SÓ em Deus. É como se achássemos que ele não é suficiente, que precisamos dele e mais de  alguém ou um objeto, como se o objeto é que fosse nos guardar, como se o objeto tivesse algum poder sobrenatural. No AT tem muitos exemplos disso, do povo confiar em Deus e em ...... etc etc.

·         Se atribuirmos uma bênção a qualquer outra pessoa a não ser a Deus, isso é idolatria. O próprio Deus fala que a glória dele ele não dará a outrem.

·         Se servirmos a igreja ou a pastor ao invés de servir a Deus, isso é idolatria. Devemos sempre por nosso coração a prova para sabe qual é nossa motivação e onde de fato está nosso coração. Sim, admiramos muitas vezes nossos líderes, “nossa igreja” , mas devemos tomar o cuidado para que eles não ocupem em nosso coração o lugar que deveria ser de Deus. Devemos tomar cuidado para que isso não  saia do normal de admiração e exemplo. Veja quantas seitas há em que membros se matam por causa da palavra de um líder, a própria bíblia fala que a idolatria cega e cega mesmo. Veja se Deus quer que alguém se mate ou cometa assassinatos e pessoas chegam a fazer isso de tanto que estão cegas e adoram, idolatram seus líderes. Acatam tudo o que seus líderes falam sem verificar na palavra. Já vi muitas notícias deste tipo que ocorreram nos EUA.

·         Se temos uma medalha, imagem, foto, pintura,  e atribuímos a estas coisas algum poder de nos abençoar, proteger, isso é um ídolo.

·         Para Deus cada vez em que confiamos em outro “ser” ( “santo”), cada vez que pedimos algo a outro a não ser ele, ele considera isso como adultério espiritual, somos adúlteros espirituais, para ele, estes em quem confiamos são ídolos pois colocamos nestes outros nossa fé.


·         Se não sabemos controlar nosso tempo, por exemplo; todos hoje tem que trabalhar muito, concordo, mas se colocamos todo nosso esforço e suor em trabalhar e trabalhar e nos esquecemos de nosso tempo e relacionamento com Deus, se o trabalho fica em primeiro plano e o tempo de Deus é a sobra, então nosso trabalho se tornou um ídolo. Tem tantos pais de família que ganham muito dinheiro, mas a vida passa e ele mal conhece os filhos, não sabe o que se passa no coração da esposa, há um desvio aí, o trabalho, não importa a razão, se tornou para ele um ídolo. O trabalho não é a prioridade, mas Deus é. Não quer dizer que a prioridade é medida  pela quantidade de tempo, não é isso; mas assim como valorizamos nosso trabalho, nos esforçamos para dar nosso melhor, para fazermos bem feito, o nosso tempo com Deus deve ser valorizado acima de qualquer coisa, acima de qualquer trabalho ou lazer..

·         Se tivermos tempo para todas as coisas, se levantamos cedo mesmo gemendo para trabalhar, estudar, namorar, mas não o fazemos para, por exemplo, para ir ao culto, não estamos colocando Deus de fato em primeiro lugar com ele manda. A própria bíblia fala no NT para não deixarmos de congregar como é costume de alguns, para que ....... Também não estou querendo dizer que o fato de alguém ir religiosamente aos cultos todo domingo faça dessa pessoa uma pessoa com um grande relacionamento e intimidade com Deus, muitas vezes é apenas uma pessoa religiosa, entenda o que quero dizer. Mas se a cada coisinha inventamos uma desculpa para não nos reunir com os irmãos, mas temos tempo para todas as outras coisas, aí realmente ou a pessoa não quer compromisso com Deus, ou realmente nunca o conheceu, pois se o conhecesse arderia no coração dessa pessoa o desejo de conhecê-lo mais e o desejo de adorar com os irmãos. Arderia a vontade de obedecer. Se os imprevistos da vida só nos impedem de buscar a Deus seja em casa ou indo a igreja , mas não nos impedem de fazer outras coisas , temos que refletir . Uma vez passei por algo assim: levantava gemendo as 7:00 para dar aula segunda as 7:30, mas levantava e no domingo não levantava, deixava para o outro domingo, até que pensei: minha aluna é mais importante que Deus? Posso deixar Deus para outro dia e não posso deixar minha aluna para outro dia só porque ela me paga? Após este dia nunca mais deixei de acordar cedo no domingo, estando eu morta de sono ou não. Não tinha coragem de deixar de ir ao culto por causa de sono e acordar cedo no dia seguinte para dar aula.

·         Se vamos trabalhar quando estamos gripados e não o fazemos para ir ao culto, há alguma incoerência aí. Sei que há casos e casos, muitas vezes faltamos ao trabalho por gripe, muitas vezes realmente não temos condição de sair da cama, ou precisamos de um repouso e podemos aproveitar o fim de semana para isso, para nos recuperar, mas se tivermos condição de ir trabalhar em determinada gripe, também temos condição de ir a um culto, por exemplo. Se sempre vamos à aula ou trabalho doentes, mas nunca vamos ao culto doente, ai é que há incoerência.


·         O computador já foi um ídolo para mim, eu deixava de fazer tudo para jogar. Se eu deixar de ter meu tempo com Deus para ficar em frente ao computador brincando, conversando, isso é idolatria. Se passo 5 horas por dia no computador ( por lazer) e somente 15 minutos com Deus no meu quarto quando já estou com sono, há o que se meditar. Por que não tirar parte deste lazer e dar parte dele para Deus? Para ter mais tempo com ele e um tempo de qualidade? Se o dia estiver curto e eu tiver que escolher nas poucas horas que restam entre meu tempo com Deus e computador, devo escolher meu tempo com Deus, senão deixarei Deus de lado, em segundo plano para colocar o computador em primeiro lugar e se fiz isso, é porque dentro do meu coração o PC se levantou de tal forma que se tornou um ídolo. E Deus ficou para trás. Então um piano, teclado, computador, namorado, atividade física, qualquer coisa pode se levantar em nosso coração e ocupar o lugar de Deus. Temos que saber controlar nosso tempo de modo que possamos fazer todas nossas obrigações e lazer, mas jamais deixar o momento com Deus para outro dia. Ele deve ser o 1º. Quando o colocamos assim, por mais puxado que seja o dia sempre arrumamos tempo para ele. Não abrimos mão desse tempo, pois este tempo nos é precioso e nos faz falta.

·         Assim como temos compromisso de chegar todos os dias ao trabalho, a escola, por que não temos o compromisso de nos encontrar com Deus diariamente?

·         Se um marido ou namorado toma tanto nosso tempo , que antes se íamos ao culto o deixamos de fazer para estar ao lado desta pessoa, esta pessoa se tornou para nós mais importante do que Deus, então esta pessoa é para nós um ídolo.

Jer 16, 11 Porque vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses, e os serviram, e os adoraram, mas a mim me deixaram e a minha lei não guardaram

??? 10Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? 11Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos

*      dicionário:

É idolatria: figura, estátua ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração;
pessoa a quem se tributa muito respeito e veneração;
aquilo que é objeto de adoração, de paixão cega
o que é divindade? qualidade de divino;
natureza divina; deus.
E o que é deus? Ser ou objeto à qual se atribui uma influência especial, benéfica


Is ? 20O Senhor Deus diz:
“Venham e ajuntem-se, todos os povos que escaparam com vida,
e apresentem-se no tribunal.
Não sabem nada as pessoas
que oram a deuses que não podem salvá-las,
pessoas que fazem procissões,
carregando as suas imagens de madeira.



O pecado da idolatria é um dos mais combatidos pelos profetas da Velha Aliança.(Antigo Testamento) Enquanto que os outros pecados, em geral, são ofensas contra Deus, à idolatria configura-se como abandono ao verdadeiro Deus. Pensemos, por exemplo, em uma vida conjugal. Marido e mulher podem, eventualmente, se ofenderem e se magoarem e tudo pode ser resolvido na maioria das vezes. O adultério, porém, é uma ofensa totalmente distinta das outras, porque vai contra o vínculo matrimonial e afronta seus compromissos basilares. Logo, na vida conjugal, o adultério é o mais grave pecado. A Bíblia compara a idolatria com o adultério. O povo de Deus é muitas vezes mencionado como "esposa" do Senhor. Essa expressão foi usada no Velho Testamento em relação à nação de Israel, e, no Novo Testamento, referindo-se à igreja. Quando o povo de Deus vai atrás de outros deuses, (em claras palavras: outros intercessores) isto é considerado uma traição, ou um tipo de adultério espiritual. (Ezequiel 16, 17 Também tomaste as tuas belas jóias feitas do meu ouro e da minha prata que eu te havia dado, e te fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas, esse texto não se refere à relação sexual com as imagens, mais ao servi-las, e até carregá-las de um lado para outro, lavá-las e vesti-las, isso é prestar um serviço a elas, já que isso elas não podem fazer sozinhas. Ezequiel 23; Jeremias 3 ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário