quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nosso adovogado e mediador


Quem é nosso advogado, intercessor, mediador?

 O que diz a bíblia?


Jesus é nosso ADVOGADO e intercessor.
I jo 2, 1Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; 2e ele é a propiciação pelos nossos pecados.

Em favor dos vivos se consultarão mortos?
Teremos outros mediadores?
Veja como Deus abomina e não quer que ajoelhemos a qualquer outro. Veja como ele quer que peçamos a ele e só a ele consideremos Deus, só a Ele

Veja antes,  definição de deus ou deusa, nos dicionários:
nas religiões politeístas é uma divindade, superior aos homens, à qual se atribui uma influência especial, benéfica ou maléfica, nos destinos do Universo (grafado com inicial minúscula);
fig.,
indivíduo que, pelas suas elevadas qualidades, se impõe à veneração dos homens;
objecto ou ser de viva e profunda afeição e do mais fervoroso desejo
Jer 1, 16 E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos.
Jer 16, 11 Porque vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses, e os serviram, e os adoraram, mas a mim me deixaram e a minha lei não guardaram.
Is 46, 5-9 5A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo? 6Os que gastam o ouro da bolsa e pesam a prata nas balanças assalariam o ourives para que faça um deus e diante deste se prostram e se inclinam. 7Sobre os ombros o tomam, levam-no e o põem no seu lugar, e aí ele fica; do seu lugar não se move; recorrem a ele, mas nenhuma resposta ele dá e a ninguém livra da sua tribulação.
8Lembrai-vos disto e tende ânimo; tomai-o a sério, ó prevaricadores. 9Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim
Is 45, 5 Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus;
Is 45, 21b-24 Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim. 22Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. 23Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. 24De mim se dirá: Tão-somente no Senhor há justiça e força; até ele virão e serão envergonhados todos os que se irritarem contra ele.
Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 11Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador
Is 44, 8b - 15    Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça.
9Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas mesmas testemunhas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. 10Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? 11Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos, pois os mesmos artífices são dentre os homens; ajuntem-se todos e levantem-se; assombrar-se-ão e serão juntamente confundidos.
12O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, e não bebe água, e desfalece. 13O carpinteiro estende a régua, e emprega a almagra, e aplaina com o cepilho, e marca com o compasso, e faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. 14Tomou para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho e esforça-se contra as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. 15Então, servirão ao homem para queimar; com isso, se aquenta e coze o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura e ajoelha diante dela.

*      Desde o tempo do AT, os homens além de Deus, cultuavam outros seres, míticos ou não, de seres que eles atribuíam capacidade de intervir, ouvir, interceder. Fazer algo por eles, isto é um deus, alguém que achamos que pode fazer algo por nós, alguém que achamos que pode nos ajudar, alguém a quem pedimos ajuda, favor.


Lev 19, 31Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.

*      Necromante é aquele que fala com alguém que já morreu.

I Cron 10, 13Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante 14e não ao Senhor, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

19Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? 20À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.

19– Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” 20Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.”

Is ? 1O Senhor Deus disse:
“Eu estava pronto para atender o meu povo,
mas eles não pediram a minha ajuda;
estava pronto para ser achado,
mas eles não me procuraram.
A um povo que não orou a mim,
eu disse: ‘Estou aqui! Estou aqui!’
2O dia inteiro eu abri os braços,
pronto para receber um povo rebelde,
um povo que anda no caminho do mal,
seguindo sempre os seus próprios caprichos.
3Essa gente vive me provocando abertamente;
eles oferecem sacrifícios em jardins sagrados
e queimam incenso sobre altares pagãos.

*      Nos altares pagãos eram cultuados outros deuses.


4Eles vão aos cemitérios para consultar os mortos
e passam as noites em lugares desertos para receber visões.

*      Ainda hoje tem gente que vai a cemitérios para fazer petições a mortos.... isso é abominação para Deus !!!!!!!!! Tem gente que faz novena em cemitérios !

Is 42, 8 Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.

Is 44 Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.

9Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. 10Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? 11Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos e se apresentem, espantem-se e sejam, à uma, envergonhados.
12O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma um ídolo a martelo e forja-o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece. 13O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa. 14Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer. 15Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela. 16Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz. 17Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus. 18Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender. 19Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? 20Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?
 21Lembra-te destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porquanto és meu servo! Eu te formei, tu és meu servo, ó Israel; não me esquecerei de ti. 22Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário