quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais um esclarecimento sobre SANTOS ...

Este texto também escrevi para uma pessoa da família, nota-se em certas partes onde falo diretamente a alguém, sobre algo que esta pessoa tinha falado comigo.

Mais uma vez sobre santos – outro esclarecimento

*      SANTOS

Para que um homem seja considerado santo(canonizado) é necessário que já tenha morrido, certo? Deus proíbe invocar os mortos.
Isaias 8:19 19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos?
Os mortos não sabem coisa nenhuma, muito menos o que se passa aqui na terra.
Eclesiastes 9: 5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Normalmente é considerado santo dentre outras coisas,  que ele não teve pecado, ele ficou sem pecado já aqui na terra, a bíblia diz o contrario, que se alguém disser que não tem pecado é mentiroso e nele não habita o espírito de Deus. Se falarmos que alguém não tem pecado estamos indo contra a bíblia que fala que todos pecaram, todos.

Os santos não são mediadores entre Deus e os homens, só Jesus Cristo é.
I Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
Logo, vemos a invocação aos santos como idolatria e politeísmo. O apóstolo Paulo, quando estava vivo, não admitiu que ninguém o adorasse nem se prostrasse diante dele (Atos 14.11-15). Se hoje ele pudesse falar a todos quantos o invocam e veneram como santo, talvez ele repetisse suas palavras do texto de Atos: "Por quê fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós!"

Os santos não podem interceder pelos homens. Isto, porque Jesus foi o único que morreu na cruz para nos salvar do inferno, tomando sobre si o castigo pelos nossos pecados. Jesus e o Espírito Santo são os únicos que intercedem por nós diretamente diante do Pai (Isaías 53.12 e Romanos 8.34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes, quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós).




*      Em tempo :

Os 2 únicos lugares na bíblia que Deus  manda construir imagens estão no antigo testamento e em 2 situações muito, como dizer, peculiares. A gente ouvir alguma explicação ou justificação  rápida que alguém nos deu a uma pergunta, dúvida  e nem conferir na palavra, nem saber onde está, em qual versículo, quem falou, sem ler o antes e depois  é perigoso. A bíblia, a palavra de Deus está aí... para ler toda. E não ‘picada”. Ler toda, o NT primeiro, depois o AT. Leia um livro todo, seguido. Não pique.

Jesus NUNCA falou no NT algo assim, que hoje é permitido imagens. Já li o NT TODO MUITAS vezes e não há isso. Não há. É no AT que isto está. Não respondi na hora, pois tinha que achar os versículos exatos. Sabia a história, mas não o capítulo e versículo exatos.

A primeira, Ex 25 18Faça dois querubins de ouro batido, 19um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa. 20Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa. 21Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca. 22Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.

Esta arca, símbolo da presença de Deus no meio do seu povo, recebe o nome de arca do Testemunho (vs. 16,22), porque continha as tábuas da Lei, que eram as prescrições estabelecidas na aliança do Sinai. Cf. Êx 24.12; Dt 10.1-5.

Os querubins geralmente estavam associados ao trono do Senhor, como guardiões ou transportadores do trono.

O tabernáculo visava fornecer um lugar onde Deus pudesse habitar entre seu povo. O termo tabernáculo algumas vezes refere-se a tenda, incluindo o Santo Lugar e o Santo dos Santos, os quais eram cobertos com cortinas bordadas. Em outros lugares refere-se ao complexo inteiro, incluindo o átrio entre cortinas onde a tenda se localizava.

O véu separava o santo dos santos do santo lugar. Com a morte de Jesus esta cortina foi rasgada em duas partes.

Os querubins voltados um para o outro,  representam cortesãos celestiais que servem constantemente na presença de Deus.

Uma só pessoa, uma vez por ano, e somente após preparos especiais podia entrar onde estava a arca. E este sacerdote queimava incenso, produzindo fumaça para cobrir  o propiciatório  que ficava sobre o Testemunho, protegendo assim da pureza consumidora do Senhor. Então uma vez por ano, alguém entrava ali e mal via a arca onde estavam os querubins. Ninguém do povo tinha acesso a este lugar. Ninguém acendia velas, ajoelhava nem fazia petições ou pedia intercessão a estes querubins.

O segundo lugar foi a serpente no deserto.

Neste caso, o povo não tinha outra opção a não ser olhar para a serpente.
Ela apontava para Cristo, hoje não temos opção para salvação a não  ser olhar unicamente para Cristo.

Nu 21,8 Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. 9Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.

Este evento tipifica tanto o sacrifício de Cristo quanto a fé que tinha seu povo. Assim como a representação em bronze da serpente venenosa foi levantada, assim também Cristo, nascido “ em semelhança de carne pecaminosa” ( Rm 8,3) foi levantando ( Jô 3,14). Os aflitos israelitas não tinham outro meio de salvar-se senão olhar para a serpente de metal, assim como os pecadores não tem esperança de salvação exceto mediante a fé no Cristo crucificado ( jô 3- 15-16)
Infelizmente  essa serpente de bronze, mais tarde , tornou-se objeto de uma adoração idólatra. ( 2 RS 18, 4)
Como sempre, o coração idólatra do homem recusa-se a crer unicamente em um Deus e se inclina a outros deuses, seres, o ser humano atribui capacidades espirituais, milagrosas a seres humanos mortos e objetos.













Mais uma vez falando sobre ídolos


Explicando o que é idolatria.

O que é um ídolo?

Ídolo é quando admiramos ou gostamos ou passamos tanto tempo com algo ou alguém, que acaba roubando  o tempo que seria de e para Deus, a honra, o mérito,  a glória que seria de Deus para este outro.

Ídolo podem ser imagens, pessoas vivas ou mortas, um carro, um lazer, um computador, muitas coisas podem nos escravizar e tornar para nós ídolos. O ídolo se levanta dentro do nosso coração.

Deus quer nosso coração e tempo. Deus como próprio mandamento que Jesus citou, quer que o amemos acima de todas as coisas e o que busquemos acima de qualquer coisa. Ele tem que ser nossa prioridade. Nosso maior e primeiro amor. Tem que estar acima de todas as outras pessoas ou coisas.

Veremos alguns exemplos de coisas ou pessoas que podem ser ídolos dentro de nós:

Os exemplos 1, 2, 4 e 5 são os que “mais caracterizam” a idolatria. Praticamente na maior parte do AT o povo praticava tais coisas, Deus se irava, o povo sofria, o povo se arrependia e voltava-se para Deus, Deus abençoava, aí o povo praticava tais coisas novamente, o povo sofria, Deus irava e isso em um ciclo sem fim.

Os outros exemplos são coisas do nosso tempo, coisas e pessoas que podem tomar em nosso coração espaço que seria de Deus, muitas destas coisas escrevi, pois já passei por elas, precisei meditar me arrepender, mudar. Precisei colocar Deus acima e eu e as pessoas e coisas abaixo.

·         Se confiamos não somente em Deus para nosso sustento, nosso consolo, para nos guardar, se confiamos nele e também em outro (as) então não o amamos, nem o conhecemos como ele quer ser conhecido e amado, aí em nosso coração temos um ídolo. “Seja este que confiamos uma medalha, um ‘santo”, “santa”, um terço, um objeto no qual lhe atribuímos algum poder, isso é um ídolo. É idolatria. Pois não confiamos SÓ em Deus. É como se achássemos que ele não é suficiente, que precisamos dele e mais de  alguém ou um objeto, como se o objeto é que fosse nos guardar, como se o objeto tivesse algum poder sobrenatural. No AT tem muitos exemplos disso, do povo confiar em Deus e em ...... etc etc.

·         Se atribuirmos uma bênção a qualquer outra pessoa a não ser a Deus, isso é idolatria. O próprio Deus fala que a glória dele ele não dará a outrem.

·         Se servirmos a igreja ou a pastor ao invés de servir a Deus, isso é idolatria. Devemos sempre por nosso coração a prova para sabe qual é nossa motivação e onde de fato está nosso coração. Sim, admiramos muitas vezes nossos líderes, “nossa igreja” , mas devemos tomar o cuidado para que eles não ocupem em nosso coração o lugar que deveria ser de Deus. Devemos tomar cuidado para que isso não  saia do normal de admiração e exemplo. Veja quantas seitas há em que membros se matam por causa da palavra de um líder, a própria bíblia fala que a idolatria cega e cega mesmo. Veja se Deus quer que alguém se mate ou cometa assassinatos e pessoas chegam a fazer isso de tanto que estão cegas e adoram, idolatram seus líderes. Acatam tudo o que seus líderes falam sem verificar na palavra. Já vi muitas notícias deste tipo que ocorreram nos EUA.

·         Se temos uma medalha, imagem, foto, pintura,  e atribuímos a estas coisas algum poder de nos abençoar, proteger, isso é um ídolo.

·         Para Deus cada vez em que confiamos em outro “ser” ( “santo”), cada vez que pedimos algo a outro a não ser ele, ele considera isso como adultério espiritual, somos adúlteros espirituais, para ele, estes em quem confiamos são ídolos pois colocamos nestes outros nossa fé.


·         Se não sabemos controlar nosso tempo, por exemplo; todos hoje tem que trabalhar muito, concordo, mas se colocamos todo nosso esforço e suor em trabalhar e trabalhar e nos esquecemos de nosso tempo e relacionamento com Deus, se o trabalho fica em primeiro plano e o tempo de Deus é a sobra, então nosso trabalho se tornou um ídolo. Tem tantos pais de família que ganham muito dinheiro, mas a vida passa e ele mal conhece os filhos, não sabe o que se passa no coração da esposa, há um desvio aí, o trabalho, não importa a razão, se tornou para ele um ídolo. O trabalho não é a prioridade, mas Deus é. Não quer dizer que a prioridade é medida  pela quantidade de tempo, não é isso; mas assim como valorizamos nosso trabalho, nos esforçamos para dar nosso melhor, para fazermos bem feito, o nosso tempo com Deus deve ser valorizado acima de qualquer coisa, acima de qualquer trabalho ou lazer..

·         Se tivermos tempo para todas as coisas, se levantamos cedo mesmo gemendo para trabalhar, estudar, namorar, mas não o fazemos para, por exemplo, para ir ao culto, não estamos colocando Deus de fato em primeiro lugar com ele manda. A própria bíblia fala no NT para não deixarmos de congregar como é costume de alguns, para que ....... Também não estou querendo dizer que o fato de alguém ir religiosamente aos cultos todo domingo faça dessa pessoa uma pessoa com um grande relacionamento e intimidade com Deus, muitas vezes é apenas uma pessoa religiosa, entenda o que quero dizer. Mas se a cada coisinha inventamos uma desculpa para não nos reunir com os irmãos, mas temos tempo para todas as outras coisas, aí realmente ou a pessoa não quer compromisso com Deus, ou realmente nunca o conheceu, pois se o conhecesse arderia no coração dessa pessoa o desejo de conhecê-lo mais e o desejo de adorar com os irmãos. Arderia a vontade de obedecer. Se os imprevistos da vida só nos impedem de buscar a Deus seja em casa ou indo a igreja , mas não nos impedem de fazer outras coisas , temos que refletir . Uma vez passei por algo assim: levantava gemendo as 7:00 para dar aula segunda as 7:30, mas levantava e no domingo não levantava, deixava para o outro domingo, até que pensei: minha aluna é mais importante que Deus? Posso deixar Deus para outro dia e não posso deixar minha aluna para outro dia só porque ela me paga? Após este dia nunca mais deixei de acordar cedo no domingo, estando eu morta de sono ou não. Não tinha coragem de deixar de ir ao culto por causa de sono e acordar cedo no dia seguinte para dar aula.

·         Se vamos trabalhar quando estamos gripados e não o fazemos para ir ao culto, há alguma incoerência aí. Sei que há casos e casos, muitas vezes faltamos ao trabalho por gripe, muitas vezes realmente não temos condição de sair da cama, ou precisamos de um repouso e podemos aproveitar o fim de semana para isso, para nos recuperar, mas se tivermos condição de ir trabalhar em determinada gripe, também temos condição de ir a um culto, por exemplo. Se sempre vamos à aula ou trabalho doentes, mas nunca vamos ao culto doente, ai é que há incoerência.


·         O computador já foi um ídolo para mim, eu deixava de fazer tudo para jogar. Se eu deixar de ter meu tempo com Deus para ficar em frente ao computador brincando, conversando, isso é idolatria. Se passo 5 horas por dia no computador ( por lazer) e somente 15 minutos com Deus no meu quarto quando já estou com sono, há o que se meditar. Por que não tirar parte deste lazer e dar parte dele para Deus? Para ter mais tempo com ele e um tempo de qualidade? Se o dia estiver curto e eu tiver que escolher nas poucas horas que restam entre meu tempo com Deus e computador, devo escolher meu tempo com Deus, senão deixarei Deus de lado, em segundo plano para colocar o computador em primeiro lugar e se fiz isso, é porque dentro do meu coração o PC se levantou de tal forma que se tornou um ídolo. E Deus ficou para trás. Então um piano, teclado, computador, namorado, atividade física, qualquer coisa pode se levantar em nosso coração e ocupar o lugar de Deus. Temos que saber controlar nosso tempo de modo que possamos fazer todas nossas obrigações e lazer, mas jamais deixar o momento com Deus para outro dia. Ele deve ser o 1º. Quando o colocamos assim, por mais puxado que seja o dia sempre arrumamos tempo para ele. Não abrimos mão desse tempo, pois este tempo nos é precioso e nos faz falta.

·         Assim como temos compromisso de chegar todos os dias ao trabalho, a escola, por que não temos o compromisso de nos encontrar com Deus diariamente?

·         Se um marido ou namorado toma tanto nosso tempo , que antes se íamos ao culto o deixamos de fazer para estar ao lado desta pessoa, esta pessoa se tornou para nós mais importante do que Deus, então esta pessoa é para nós um ídolo.

Jer 16, 11 Porque vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses, e os serviram, e os adoraram, mas a mim me deixaram e a minha lei não guardaram

??? 10Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? 11Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos

*      dicionário:

É idolatria: figura, estátua ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração;
pessoa a quem se tributa muito respeito e veneração;
aquilo que é objeto de adoração, de paixão cega
o que é divindade? qualidade de divino;
natureza divina; deus.
E o que é deus? Ser ou objeto à qual se atribui uma influência especial, benéfica


Is ? 20O Senhor Deus diz:
“Venham e ajuntem-se, todos os povos que escaparam com vida,
e apresentem-se no tribunal.
Não sabem nada as pessoas
que oram a deuses que não podem salvá-las,
pessoas que fazem procissões,
carregando as suas imagens de madeira.



O pecado da idolatria é um dos mais combatidos pelos profetas da Velha Aliança.(Antigo Testamento) Enquanto que os outros pecados, em geral, são ofensas contra Deus, à idolatria configura-se como abandono ao verdadeiro Deus. Pensemos, por exemplo, em uma vida conjugal. Marido e mulher podem, eventualmente, se ofenderem e se magoarem e tudo pode ser resolvido na maioria das vezes. O adultério, porém, é uma ofensa totalmente distinta das outras, porque vai contra o vínculo matrimonial e afronta seus compromissos basilares. Logo, na vida conjugal, o adultério é o mais grave pecado. A Bíblia compara a idolatria com o adultério. O povo de Deus é muitas vezes mencionado como "esposa" do Senhor. Essa expressão foi usada no Velho Testamento em relação à nação de Israel, e, no Novo Testamento, referindo-se à igreja. Quando o povo de Deus vai atrás de outros deuses, (em claras palavras: outros intercessores) isto é considerado uma traição, ou um tipo de adultério espiritual. (Ezequiel 16, 17 Também tomaste as tuas belas jóias feitas do meu ouro e da minha prata que eu te havia dado, e te fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas, esse texto não se refere à relação sexual com as imagens, mais ao servi-las, e até carregá-las de um lado para outro, lavá-las e vesti-las, isso é prestar um serviço a elas, já que isso elas não podem fazer sozinhas. Ezequiel 23; Jeremias 3 ).


Batismo

Parte deste texto, não é meu, mas não me lembro de onde tirei.


Batismo

*   Batismo

Batismo é um ato pelo qual anunciamos publicamente que mediante a fé, unimos a Cristo, sepultando em sua morte nossa velha vida, e começamos , pelo poder de sua ressurreição uma nova vida.
Nos batizamos quando nos arrependemos e queremos e reconhecemos que queremos uma nova vida em Cristo, com Cristo. Se realmente nos arrependemos e queremos uma vida com Deus, se realmente queremos ser guiados por Jesus, conseqüentemente queremos ser batizados, queremos dizer ao mundo nossa fé, dizer que a partir de agora somos de Jesus. A religião diz: conserte-se e venha. Mas a fé cristã não é assim, ela é: venha como está e com Jesus vc será transformado. Se adiarmos demais isso, se muitas coisas se passam por nossa, cabeça, se achamos desculpas para não passar pelas águas é hora de repensar, pedir ajuda a Deus, para que ele nos mostre o que há em nosso coração e tomar uma atitude.

Ou queremos vida com Deus ou não queremos. Não podemos ficar em cima do muro. Ou casamos com alguém ou não casamos. Ou gostamos de alguém ou não gostamos, ou firmamos um compromisso com alguém ou não firmamos. Com Deus é assim, ou temos e mostramos publicamente esta aliança que temos com ele ou realmente não temos aliança alguma. Se temos uma aliança realmente com Deus , queremos muito agradá-lo e obedecê-lo e como o batismo é uma ordenança, faremos tudo par ser logo batizados. Se falamos: ah, vou esperar, ah quando eu tiver certeza, ah, quando eu tiver mudado, quando eu estiver melhor..... isso são desculpas ou falta de conhecimento.
Só somos transformados através de Cristo, por Ele, com Ele e através da obediência a palavra. Se não temos certeza de alguma coisa , temos receio, adiamos demais, falamos : depois que ... depois que , um dia .... somos só simpatizantes, talvez gostemos dos cultos, das músicas, nos sentimos  bem, mas não fizemos uma aliança com Deus. . Somos só simpatizantes, seguidores de longe, fazemos o que nos convém, o que achamos que devemos e nos faz bem, outras coisas deixamos de lado, seguimos nossos pensamentos e nossa vontade e não a vontade de Deus  e  não seguimos Jesus como ele o quer. Se ser batizado é ordenança dele, por que adiar tanto?Já que falamos que o amamos? Que amor é este que umas das coisas básicas não obedecemos?  Ou por que achar que não é necessário? Se ele mesmo disse que quem cresse e  fosse batizado seria salvo. Ele mesmo ordenou para fazermos discípulos batizando-os em nome do Pai do Filho  e do Espírito Santo.

Como um bebê pode se arrepender? Arrepender de que? Ele mal tem consciência de si, quando mais de pecado. Fui batizada quando criança e crismada. Mas quando realmente me converti, quando realmente encontrei Jesus, o conheci, e quis uma vida com ele, quando compreendi, quis imediatamente passar pelas águas.

Em Atos as pessoas a medida que ouviam o evangelho, e se entregavam a Jesus, eram batizadas, após o arrependimento. Após crerem em Jesus.
Somos batizados em obediência a ordem dada por Deus e em testemunho de nossa fé. O batismo em si não tem poder para salvar. As pessoas são batizadas não para serem salvas, mas porque já foram salvas.
O batismo então marca o início da vida cristã.

Mt 28,19
Mc 6, 15-16
Mc 16, 6
At 2,38

O significado do batismo

O batismo simboliza a nossa união e identificação com Cristo. Em alguns textos, o valor do batismo para a vida do crente é associada a três figuras do Antigo Testamento, como expressões da aliança que Deus celebra com seu povo: o dilúvio nos tempos de Noé (lPedro 3.20,21), a travessia do Mar Vermelho no tempo de Moisés (ICoríntios 10.1,2) e a lei cerimonial da circuncisão (Colossenses 2.11,12). Entretanto o batismo não é substituto da aliança e não confere salvação. Caso contrário, Jesus Cristo não poderia garantir um lugar na eternidade a um dos ladrões da cruz (Lucas 23.43). A nova aliança está em Cristo, no sangue que derramou para nos remir de todo o pecado. Mas devemos fazê-lo por ser uma ordenança de Jesus. Quem crer e for batizado será salvo. O batismo é apenas a figura de uma nova consciência diante de Deus, mediante a fé em Cristo (l Pedro 3.21). É, portanto, um ato de fé e compromisso. A fé, porém, independe e precede o batismo. Ele resulta da fé e de um forte testemunho de nossa união com Cristo.
Existe uma relação direta entre o batismo e o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. E a prática da imersão é a forma que melhor simboliza o que Jesus Cristo fez por nós. Em Romanos 6.3-5, Paulo diz que o batismo representa a morte, o sepultamento e a ressur­reição de Jesus Cristo, como se fosse um drama em três atos. Através do batismo, o crente declara que morreu para o mundo e nasceu de novo para uma nova vida com o Senhor, mediante a redenção cm Cristo (Veja também Colossenses 2.12). Os candidatos ao batismo já devem ter tido uma experiência de regeneração em Cristo, o que não significa dizer que devam ser adultos. É necessário que sejam crentes em Jesus, independentemente da idade que tenham e que provem a mudança que ocorreu em suas vidas desde o dia em que receberam a Jesus Cristo como Salvador e Senhor pela fé.


O batismo deve ser ministrado para marcar o início na vida cristã. Não é somente um ritual de entrada na igreja. É o símbolo da nossa redenção pela fé em Cristo. O termo é derivado da palavra grega baptismo, que quer dizer mergulhar ou submergir. O batismo cristão, teve origem com João Batista, apesar de haver muitos registros históricos de banhos de purificação no Antigo Testamento e nas seitas judaicas. O próprio Jesus deu o exemplo, sendo batizado por João (Mateus 3.13) como também deixou a ordem para ser observada pelos seus discípu­los (Mateus 28.19). Apesar disso, Jesus nunca ministrou o batismo a ninguém. Ele deixou essa tarefa com seus próprios discípulos (João 4.2).
Os registros do batismo na igreja primitiva nos mostram alguns aspectos dessa celebra­ção. Em primeiro lugar, o candidato ao batismo deveria ter uma experiência de conversão, o que implica arrependimento e fé (Atos 2.41, 8.12, 18.8). Era necessária uma declaração formal de que o candidato tinha fé em Jesus Cristo (Atos 8.37). Jesus mesmo ensinou que o ato de crer deve ser considerado como condição para o batismo (Marcos 16.16). Em alguns casos, o batismo foi ministrado em associação à ação do Espírito Santo de forma visível na vida dos crentes (Atos 10.47,48,19.3-5). Para o batismo, o candidato e o ministrante entravam na água, e ali eram imersos (Atos 8.38). Inicialmente, o ministrante declarava que o batismo era em nome de Jesus (Atos 8.16, 10.48, 19.5), mas foi Jesus quem deixou a fórmula trinitária: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19).
O batismo por imersão era a única forma observada pela igreja do primeiro século e continuou sendo praticado até o começo da idade média por algumas igrejas. Já no meado do segundo século, o batismo por aspersão ou o ato de espargir água sobre o candidato era considerada possível em algumas circunstâncias em que não fosse possível a imersão. Um outro acréscimo posterior foi o batismo de rccém-nascidos, o Novo Testamento, a rigor, desconhece a prática do batismo por aspersão c o batismo de recém-nascidos. Considerando a Bíblia como o único guia de fé c prática, considero que o batismo deve ser ministrado por imersão somente àqueles que têm condição de afirmar a fé cm Jesus Cristo como Salvador e Senhor.





O sacrifício de Jesus se repete na missa?


O sacrifício de Jesus se repete na missa ?? O que a bíblia diz?


Antes sacrifícios deviam ser oferecidos dia após dia, repetia-se repetia-se.
Mas Jesus, nosso sumo sacerdote, veio uma vez por todas, sacrificou-se uma vez por todas. Seu sacrifício é único e NÃO se repete:


Hb 6, ?onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hb 7, 22por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.
23Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; 24este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. 25Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Hb 7, 26Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, 27que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. 28Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.

Hb 9, 1Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, 12não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. 13Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, 14muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; 25nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio. 26Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. 27E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, 28assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

Hb 10, Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; 12Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, 13aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. 14Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. 15E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:
16Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,
17acrescenta:
Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.
18Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.

Rm 5, Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida




Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 10Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

O culto foi substituído pela missa em determinada época, sou péssima de datas. Mas pesquise, leia. Veja os fatos históricos. E a missa pelo que sei é como se repetisse em cada missa o sacrifício de Cristo em cada missa,. isso é o que me foi ensinado na igreja católica no curso lá na igreja católica. não vou falar mais sobre isso e o significado da missa pois vc sendo ministra da eucaristia, eu não preciso falar nada, vc sabe o que ensinaram. Não quero falar mal de igreja, denegrir nada, mas deixar os ensinamentos de Jesus que deu a vida por você, por causa de uma igreja? Amar mais uma igreja , uma tradição do que o que diz a bíblia ???????? e como já falei , igreja são as pessoas. Hoje estou em uma igreja que tem sido coerente com a palavra, se um dia acontecer, e que Deus não permita isso, dessa igreja começar a sair daqui, dali, inventar isso, aquilo, não vou ficar ali, posso falar com líderes, questionar práticas, mas se nada for mudado, não fico ali. Tenho responsabilidade também diante de pessoas que de repente levo para aquele lugar. Como levo alguém para um lugar onde há práticas não bíblicas? Onde se ensina algo que não é certo? Não posso fazer isso, Deus vai me cobrar. Acho que por isso também fiquei tanto tempo parada na IURD,  sem fazer nada, como falar de Jesus para alguém e falar : eu vou na universal, mas não vai pra la não porque não concordo com as praticas de la?

Quero deixar claro que não quero tirar ninguém de igreja A ou B, não quero fazer ninguém mudar de religião, mesmo porque eu mesma já falei que relig~iao e igreja não salvam, mas quero que pessoas , que vc, entenda, que o evangelho, que o todo da bíblia é muito diferente do que é hoje a igreja católica. Uma pessoa pode passar a vida toda por exemplo, na igreja batista, que falo que é coerente, e ainda assim não ter Jesus. Não ser salvo.

Repito: é questão de receber Jesus, entregar a vida a ele, saber a vontade dele através da bíblia e ser fiel a ele , ser fiel a bíblia que é o manual que ele deixou. como alguém pode dizer que tem a Cristo se ainda assim, ao ler algo na bíblia e não concordar , ver que na bíblia fala uma coisa e ainda assim continuar a fazer diferente porque é tradição?
Não há igreja perfeita. Mas ao menos o básico, ao menos o crucial, fundamental do cristianismo, o cerne do evangelho, deve ser fiel ao que diz a bíblia. E creio que devemos freqüentar um lugar que é fiel a estes princípios básicos, fiel ao que os apóstolos pregavam, faziam no primeiro século, na igreja primitiva. O cristianismo é simples, Jesus é simples. É Claro e natural que quando uma pessoa genuinamente e realmente se entrega a Jesus, ela passa a ter fome de conhecer a palavra, ela quer ir aos cultos regularmente. Ela quer ler a bíblia e obedecer o que vai aprendendo.e vai aos cultos também porque a palavra diz para não deixarmos de congregar. Obediência e sede.

Gálatas ,1 6Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. 9Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

Posso falar de muitas coisas aqui, mas não é essa a questão, nem intenção, posso falar de muitas doutrinas católicas básicas e mostrar na bíblia quão distante elas estão do que é ensinado na bíblia. E não vou mostrar ou provar, essa ou aquela doutrina através de livros , outros livros, mas unicamente através da bíblia. Veja o caso da pedra angular.... que já falei, mostrei tantos versículos, o que a ig católica ensina????? E o que a bíblia diz ????