terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Livro de Hebreus - Capítulos 4 a 8

Capítulo 4

Creiamos em Deus, Ele pode fazer, não sejamos como Israel que viu os inimigos como gigantes e a si mesmo como gafanhotos. Não deixe Deus fora do quadro, Ele pode! Entre no descanso. A todos Cristo oferece um descanso; fiquemos livres do peso do pecado, da preocupação e da angústia, do peso da ansiedade e apreensão. É o descanso que gozamos quando entregamos todas a preocupações a Cristo e recebemos dele tudo de que precisamos. Veja bem, entregar é ENTREGAR. Entrega é descanso. Se eu entregar um livro para uma pessoa e pedir para ela tomar conta ou entregar para outra, não fico telefonando, preocupada com o livro; se entreguei é porque confio e se confio eu descanso. Sei que a pessoa fará o que pedi e tomará conta. Assim deveria ser entre nós e Deus; se entregamos nossas preocupações descansamos, se ficamos preocupadas ou angustiadas é porque na realidade não entregamos tudo, seguramos ainda uma pontinha daquele problema.
Ah, quando desobedecemos não podemos crer; mas quando cremos com certeza obedeceremos.
Quando compreendemos o que Ele quis dizer com " está consumado" descansamos.

Não há saída para a desobediência e descrença pois Deus é onisciente. Em tudo o que fazemos sempre colocamos muito de nossa "alma", nossas opiniões; Deus faz distinção entre essas coisas e as inspirações do Espírito Santo que realmente são importantes. Somente o que é nascido do Espírito resistirá ao teste da eternidade! Será que passaremos nessa inspeção? Será que Ele não descobrirá um coração de incredulidade? Não precisamos temer, porque o nosso Sumo Sacerdote atravessou o véu que esconde o invisível e o eterno e entrou na presença divina. Misericórdia e graça para socorro em ocasião oportuna. O véu foi rasgado, temos livre acesso ao Pai pelo sangue de Jesus, acheguemo-nos com confiança. 


Capítulo 5

Todos nós sempre precisamos do sumo sacerdócio de Jesus.
Os sacerdotes de Arão sempre precisavam fazer expiação pro si mesmos, mas o Senhor Jesus não teve pecado.  Jesus teve que obedecer até à morte de maneira a aprender o que a obediência realmente significa. Assim, Ele se tornou aperfeiçoado em sua humanidade; e se apenas cremos e obedecermos, Ele efetuará, para nós, uma perfeita libertação de todo o mal. Não há pecado que seja forte demais, nem necessidade tão complexa que ele não possa enfrentar.

O professor tem de ajustar-se ao ritmo de seus alunos. 
Há muitos cristãos que não podem receber nutrição espiritual diretamente da Palavra de Deus, mas tem de alimentar-se do que os outros já tiraram dele e o transmitiram por meio de um sermão ou livro. Busquemos um relacionamento de primeira mão com as coisas de Deus. Nosso crescimento se dá por meio da alimentação diária e do exercício.
Nós precisamos edificar a partir dos princípios elementares, assim como um construtor constrói a casa a partir do alicerce, e quanto mais altas as paredes, maias ele depende daquela base.
Enquanto os homens continuarem a pisar o amor de Deus, não podem arrepender-ser nem ser restaurados.

Como pode um cristão não conhecer, não ter interesse pela Palavra de Deus? Ele em seu amor nos deixou tudo, e preservou a Palavra através dos séculos, por que tantas vezes a tratamos como algo secundário em nossas vidas? Temos tempo para tantas coisas e não para aprofundar no conhecimento de Deus? Você já leu ao menos uma vez toda a bíblia? Já é cristão? Há mais de um ano? Ainda não leu? Por que? Você será cheio e irá refletir o seu alimento, Alimente-se da Palavra e irá refletir Deus, alimente-se das coisas mundanas e nada mudará. Alimente-se da Palavra e estará pronto para as batalhas da vida.


Capítulo 6

Abraão creu em Deus e esperou pacientemente, assim deveríamos fazer: fé, esperança , amor, longanimidade. Nossas orações não se perdem. As promessas e juramentos de Deus são uma porta dupla na qual estão em segurança todos os que buscarem refúgio nela; são uma janela dupla que vedam os ruídos. A esperança é segura porque a âncora se fixou em solo seguro; firme porque seu cabo não se romperá pelo esforço e "penetra" porque ela nos une ao invisível. Jesus levou  nossa âncora para o porto interior e a lançou ali na na água calma e tranquila. 


Capítulo 7

Se Melquisedeque é um tipo de Cristo, temos aí a revelação de que o sacerdócio de Cristo é, evidente e eternamente, superior a todos os demais sacerdócios.
Se o sacerdócio levítico foi substituído, a aliança mosaica sobre a qual os sacerdotes foram designados foi substituída. A lei do rito carnal, isto é, rito exterior, extingui-se em favor de uma nova dispensação que toca no coração e no caráter do homem. Ela servira a um propósito temporário, mas nós estamos vivendo em uma ordem eterna, firme e permanente.
O sacerdócio do Senhor Jesus é imutável e indissolúvel. 
Cada sacerdote da linhagem de Arão tinha de passar seu cargo a outro. mas o sacerdócio de Cristo nunca será transmitido a ninguém; e, portanto, até ao último período de tempo e até a mais remota exigência, Ele salvará e socorrerá a todos que se cheguem a Ele. Nenhuma debilidade o enfraquece; nem mácula, nem pecado o incapacita. Do seu trono, acima dos céus, Ele exerce seu ministério.


Capítulo 8

Jesus se assenta porque no que diz repeito ao seu sacrifício, sua obra está concluída. Seu lugar é à destra de Deus, o trono do poder.  Pela fé, também nós podemos servir no santuário interior. Antes de começar a edificar nossa vida, e enquanto a estivermos edificando, cuidemos para que nossos olhos estejam fixos no ideal e no padrão divinos.
A nova aliança é tão superior à primeira quanto o sacerdócio de Cristo é superior ao de Arão. Uma aliança é uma promessa, feita em condições de ser cumprida e confirmada por um sinal exterior, como o arco-íris, a circuncisão ou a ceia do Senhor.
A aliança sob a qual nós vivemos é entre Deus e Cristo, em benefício daqueles que lhe pertencem. Não precisamos pedir a Deus que o faça o que prometeu, mas com humilde reverência, esperemos que Ele o faça, principalmente quando bebemos do cálice na aliança à mesa do Senhor.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário