segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Livro de Hebreus - Cap 1 a 3

Capítulo 1

O Cristianismo é maior que a dispensação mosaica porque foi dado através do Filho.
Jesus é o canal de criação, providência e redenção da humanidade. Ele está no trono não simplesmente por causa de sua natureza original, mas como recompensa por ter obedecido até a morte.

Capítulo 2

 Se não vigiarmos, as fortes correntes do mundo nos desviarão do nosso curso em direção ao porto da salvação. Negligenciar é equivalente a rejeitar.
Jesus fez pelo homem o que os anjos não podiam fazer. É por meio de sua morte que a humanidade pode ser elevada a uma posição suprema do ser.
Quando lemos no Salmo 8 : 
4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 5 Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.6 Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 8 as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares. parece estranho, mas quando olhamos para cima descobrimos que em Jesus o que o salmista escreve está mais do que realizado. Os que são um com Ele participarão de sua glória e honra.

A igreja segue seu cabeça, Jesus, passando por este mundo, em que conhece a cruz e a sepultura e indo até a glória. Deus está empenhado em salvar-nos e não quer que nenhum se perca. 
Jesus não é somente nosso cabeça; é nosso irmão. Também nós nascemos de Deus. Ele está nos santificando para um futuro maravilhoso. Seu amor é tão grande que Ele não se envergonha de nós. Jesus, enfrentou nosso inimigos e  conquistou libertação para todos os que creem. Ele nos segurou com tal firmeza que nunca nos largará. Ele foi tentado para que pudesse nos socorrer em nossas tentações. Sofreu para que pudesse ao nosso lado trilhar nosso escuros caminhos. ele fez propiciação pelos nossos pecados e como nosso misericordioso e fiel sumo sacerdote, defende a causa de nossa alma.


Capítulo 3


O ideal de Deus a nosso respeito é que sejamos "santos". Somos irmãos por efeito da nossa união com Cristo e com os outros por causa Dele, participantes das vocação celestial.. Deus está sempre nos chamando para o alto e para o céu. Jesus vem da parte de Deus até nós; e fala a Deus or nós, como nosso sacerdote. Ele era e é superior a Moisés, assim como o arquiteto é superior ao contramestre o filho ao servo. 
NÃO BASTA INICIARMOS NOSSA CARREIRA CRISTÃ, DEVEMOS MANTER NOSSA CONFIANÇA E ESPERANÇA ATÉ O FIM.

Os cristãos hebreus sentiam falta falta das espetaculares práticas cerimoniais de sua antiga fé e estava sofrendo perseguição. Para eles e para nós as experiências de Israel nos 40 anos estão cheias de ensinamentos. Não vale a pena perseverar para sermos reconhecidos como membros da família de Deus?  Que aquele cemitério no deserto seja um aviso para nós. 

Cuidado para que uma familiaridade excessiva com as palavras de Deus não gerem em nós uma indiferença para com elas. Vigiai. Ainda DUVIDAMOS, DESOBEDECEMOS e ERRAMOS no coração, ainda duvidamos que Deus seja poderoso; ainda vagueamos de um lado para o outro com a alma cansada e pés inquietos.. Se os que deixaram de crer nas palavra de Moisés foram encobertos pela areia , como não será o castigo daqueles que rejeitam as palavras de Cristo?

Como é maravilhoso o fato de que apenas confiando, podemos ser participantes do descanso, da vida, da glória e da riquezas do Senhor. Mas precisamos dar ouvidos a voz interior, tranquila e suave, que fala no Horebe do nosso coração. Obedeçamos-lhe e entraremos no descanso de Deus; rejeitemo-la, e com toda a certeza, seremos excluídos do descanso divino como eles foram impedidos de entrar em Canaã.




 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário