Contexto
Os 27 livros do NT apresentam a vida de Cristo e Sua obra contínua por meio de sua Igreja. Ele tem aproximadamente 1/3 da extensão do AT. O Antigo Testamento é composto por 39 livros, cujos acontecimentos abrangeram milhares de anos de história divina, mas os do NT abrangem menos de um século.
O termo novo testamento significa novo pacto, um contrate com o antigo pacto sob qual Deus lidava com Israel antes da vinda de Cristo. O termo testamento, normalmente se refere a um acordo em entra em vigor a partir da morte daquele que o fez. A morte de Jesus colocou em vigor o novo pacto ( HB 9, 15-17)
O Mundo do NT
O mundo político
Roma havia crescido e se tornado o império dominante do mundo do NT. O governo romano controlava o estado judaico. Aprender sobre Roma e a nação judaica pode nos fazer estudantes da bíblia mais informados.
O império Romano
Fundada em 753 a.C., Roma era em princípio, uma união composta por pequenas vilas que a cercavam. Embora, originalmente governada por um rei, tornou-se uma república bem organizada por volta do 5º século a.C.. Roma fez alianças com cidades e vilarejos vizinhos e travou batalhas cruéis com os etruscos e outras tribos vizinhas. Em 146 a.C. Roma expandiu seu poder para Cartago, no norte da Africa e sobre a Macedônia re a península grega. Em 63 a.C., Pompéia estendeu o controle para a Judeia.
Os homens que governaram Roma usaram o exercito romano para conquistar o mundo então conhecido. Eles também impingiram seu poder na própria nação. César Augusto esmagou seus inimigos em 30 a.C. e tornou-se o primeiro imperador romano. Ele exercia seu ofício na época do nascimento de Cristo, restaurou a religião de Roma, reorganizou o governo, dando-lhe eficácia, e edificou muitas construções esplêndidas. alguns romanos o adoravam como " senhor e deus!, mas não há evidências de que Augusto buscasse tal adoração.
O filho adotivo do Augusto, Tibério, sucedeu-o e governou de 14 d.C a 37 d.C. Atuava na época em que Jesus morreu. Caio (Calígula) , que era mentalmente desequilibrado, governou de 37 d.C a 41 d.C, durante o ministério de Paulo; e Cláudio, que governou de 41 d.C a 54 d.C, expulsou os judeus de Roma devido a um ataque de desordens em Roma ( At 18,2). Ele também fez um esforço determinado para restaurar a religião romana e recolocá-la em sua antiga posição de importância e destaque.
O brutal e errático Nero ( 54 d.C - 68 d.C) apareceu a seguir. Nero realizou perseguições aos cristãos de Roma. A tradição da igreja diz que Pedro e Paulo morreram nestas perseguições. O imperador Dominiciano, que governou de 81 d.C a 96 d.C., insistiu em ser adorado como "senhor e deus" Muitos creem que suas terríveis perseguições aos cristãos são mencionadas em Apocalipse ( 2,13 e 3.10)
à medida que os romanos expandiam seu poder, organizavam os territórios conquistados em dois tipos de províncias . As províncias relativamente pacíficas foram colocadas sob o Senado romano e tinham oficiais senatorias. Entretanto, o imperador governava diretamente as províncias mais turbulentas. Essa províncias imperiais tinham empregados conhecidos como procuradores. Pôncio Pilatos é o mais conhecido destes procuradores.
Os romanos concediam considerável liberdade aos governadores romanos das províncias, e eles, por sua vez, normalmente não interferiam nas práticas religiosas das províncias. O reino dos imperadores romanos do período do NT gerou uma época de paz conhecida como Pax Romana . A estabilidade e a unidade do mundo civilizado sob Roma tornou a expansão do cristianismo muito mais fácil.
Em breve postagem : mundo social, religioso e estado judaico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário