quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Epístola de Tiago

Capítulo 1

Enquanto nossa paciência está sendo provada até o seu limite máximo, Deus está cultivando nosso caráter dando-lhe uma beleza perfeita, de modo que não haja nenhum aspecto incompleto.

3 coisas todos devemos possuir:
1. sabedoria para agir e falar sabiamente na hora da provação
2. uma fé firme que não se deixa levar pelas oscilantes onds da dúvida
3. humildade e contentamento diante  da operação de Deus

 A cobiça é a mãe do pecado e o pecado, quando amadurecido é o pai da morte.
Todas as coisas boas de nossa vida procedem da bondosa mão de Deus.

Mantenhamos a boca fechada quando estivermos irados; se conservarmos as portas e janelas fechadas o fogo interior se apagará por si mesmo.

O primeiro e único modo de dar caráter permanente aos santos ensinamentos é passando para o nosso viver cristão. Não basta que nos vejamos refletidos no espelho da palavra de Deus; devemos perseverar nela, não como ouvintes que esquecem, mas como praticantes que executam o que aprendem. Muitos pensam que a bênção resulta do ouvir e estão sempre em conferências, mas a verdadeira bênção resulta no praticar.

A essência de nossa fé cristã é a pureza, a alma como uma vestimenta imaculada e a solícita assistência aos necessitados, mas estas coisas só são possíveis mediante a permanência de Cristo em nós por meio  do Espírito Santo.


Capítulo 2

O amor de Deus é imparcial no que diz respeito a aparências exteriores.
Bem aventurados os humildes de espírito, sejm eles ricos dos bens deste mundo ou não. Mas é mais  fácil um pobre se rico na fé e herdeiro do reino pois pode dar mais de sua atençõ as coisas do Espírito. Muitas vezes penso que Deus regra as bênçãos materiais pois conhece nosso coração, Ele não vai dar algo que vai nos afastar Dele. Onde está nosso coração? Seremos orgulhosos e prepotentes de tivermos mais? Continuaremos firmes, sem tropeçar?

Por amor a Cristo devemos amar nosso semelhantes, como a nós mesmos, seja qual for a sua posição ou condição econômica. Se falhamos nisso mostramos que nunca penetramos no âmago da fé cristã. Um homem pode observar rigorosamente todas as leis de saúde; mas se inalar um pouquinho de gás venenoso pode morrer; assim também, podemos ser exteriormente obedientes ao decálogo inteirinho, mas se transgredirmos a lei do amor isso invalidará tudo.

Uma fé que não resulta em transformação de vida é morta. O verdadeiro teste de nossa fé é a presença ou ausência de frutos em nossa vida e conduta. Tiago chama esses frutos de obras. A fé verdadeira liga nossa alma ao Cristo vivo, produz profunda contrição e humildade e uma conduta nova. Crer em Deus é ser amigo de Deus.

Capítulo 3

É muito mais fácil ensinarmos a outros como eles devem ser, ou o que devem fazer do que obedecermos aos nossos próprios preceitos. Até mesmo as melhores pessoas tropeçam em muitos pontos; mas nossas falhas mais frequentes são as da palavra. Se conseguíssemos controlar a língua dominaríamos toda a estrutura interior de nossa natureza.
Recusando-nos a exprimir um pensamento estaremos matando este pensamento. Deixemos Crsito refrear nossa boca. Deixemos que Ele coloque as mãos no leme de nossa língua e ele guiará nossa vida como Ele deseja.
O homem não consegue dominar sua língua, mas Cristo pode faze-lo por ele. Jesus vai direto ao coração,  porque, como Ele disse, é nele que está o centro da maldade.

A verdadeira sabedoria não é fruto do intelecto mas do coração. Ela consite não só no que sabemos mas no que somos. Alguns que se dizem sábios desprezam os outros acreditando que são superiores a eles,  tal espírito e disposição são de origem demoníaca. O que caracteriza a vercdadeira sabedoria:  pureza, paz, santidade. Um coração santo , indulgente e tratável. Misericórdia, bons frutos e imparcialidade sem fingimentos.
A medida que o crente amante da paz vai deixando cair as sementes de paz pelo mundo, elas vão produzindo colheitas de justiça. Aquels que em paz semeiam em paz colherão.

Capítulo 4

 Deus colocou seu Espírito dentro de nós e seu anseio é ter controle total do nosso coração. Ele é quem pode vencer o desejo desordenado e ensinar-nos a orar. Ele quer cada compartimento e cada cantinho de nossa vida interior e está sempre desejoso de comunicar-nos mais graça. Para que Ele possa ter controle total do nosso ser precisamos: sujeitar0nos a vontade Dele, chegar-nos a Ele, purificar as mãos e limpar o coração. Devemos humilhar-nos em sua presença, então Deus encherá a nossa alma pois as comportas dela estarão abertas para Ele.

Quando falamos mal dos outros estamos usurpando a posição daquele que é o único Legislador e Juiz do universo. Façamos sim uma minuciosa auto-crítica. Quando virmos o outro fazendo algo errado, é bom sempre nos perguntamos a nós mesmos se não haverá uma mal semelhante oculto em noss ocaráter. Qundo virmos as faltsa de alguém , falemos a ele e não dele.

Somos muitos propensos a fazer planos sem buscar a vontade de Deus. A vida é breve e se quisermos usufruí-la ao máximo devemos pedir ao Espírito Santo que tome as decisões por nós e nos guiar. Nossa única tarefa deve se descobrira a vontade de Deus e cumpri-la. Se não estivermos dizendo constantemente se o "Senhor quiser", pelo menos o sentimento deveria sempre estar em nós. Seja feita a Tua vontade, em mim como no céu.

Capítulo 5

As riquezas que não são obtida honestamentes trazem sempre consigo maldição.
O Senhor virá outra vez no final dessa era. não julguemos sua obra inacabada, mas sejamos pacientes até que Ele revele o modelo perfeito em glória. Esperemos o "fim" que o Senhor dará a todas as coisas.
Como agir nas situações? Quem sore, ore; quem está alegre, cante; o que está enfermo peça oração, quem está em pecado confesse.
Elias chegou a ser o que foi por meio da fé e oração. Por natureza ele era sujeito aos mesmos temores e falhas que temos. Há duas razões pelas quis devemos nos empenhar para converter os homens, para que sejam salvos e para que cesse sua influência maligna.








Nenhum comentário:

Postar um comentário