quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Relacionamento – Parte 2

A intimidade somente se desenvolve com relacionamento. Se você deseja conhecer a Deus e ter intimidade com Ele, então você precisa se relacionar com Ele. O nosso relacionamento com Deus, assim como qualquer outra pessoa, necessita de quatro coisas para se desenvolver: tempo, comunicação, circunstâncias e atitude.

Tempo - Se você deseja conhecer a Deus você precisa investir tempo com Ele. O tempo gasto com Deus irá regar as suas raízes, fortalecer o seu tronco e nutrir as suas folhas.

Comunicação - Sem comunicação não podemos nos conhecer, muito menos ter intimidade. A verdadeira comunicação envolve falar e ouvir. Envolve falar não somente de fatos e idéias, mas expressar sentimentos e atitudes. Você precisa saber o que está no coração de Deus e também compartilhar o que está no seu. Deus se comunica com você através do seu espírito humano, da Palavra escrita; você, por sua vez, se comunica com Ele através da oração.

Circunstâncias - Conhecemos uns aos outros observando como agimos em certas circunstâncias. Através das circunstâncias vão surgir situações para você tratar com Deus e para Deus tratar com você. Um tempo a sós com Deus diariamente ajudará você a perceber como Ele está operando em você, como Ele está no controle e como você está respondendo a Ele.

Atitudes - A nossa atitude em relação a um relacionamento vai determinar se ele é prioridade ou não. Se não estou interessado, então não vou investir tempo junto com tal pessoa. Você precisa ter uma atitude positiva para com o seu tempo a sós com Deus. Desenvolva desejo e fome de estar com Deus e então você alcançará intimidade com Ele.

Você não está desejoso de desenvolver uma intimidade gostosa com o Pai? Como você percebe, isso não acontecerá automaticamente. Para isso é necessário separar um tempo todos os dias para estar com o Senhor a sós.

Naturalmente, isso não é uma lei. O amor de Deus por você não vai mudar porque você não tem conseguido separar esse tempo, mas a sua intimidade com Ele ficará comprometida. Sem esse tempo com Deus você terá dificuldade de reconhecer a Sua voz e entender a Sua vontade. Ele continuará sendo seu Pai amoroso, mas você não desfrutará da sua amizade e intimidade, simplesmente porque não tem se relacionado com Ele diariamente.

A importância de um tempo com Deus

O seu tempo a sós com o Senhor deve ter prioridade máxima na sua vida, por vários motivos:

O primeiro é que você foi criado para ter comunhão com Deus. Porque você acha que foi criado à imagem e semelhança de Deus? Simplesmente porque não dá para ter comunhão com seres diferentes de nós. Deus queria ter comunhão com você, por isso Ele o fez parecido com Ele mesmo (Gn 1.27-28).

O segundo motivo é que Deus está desejoso de ter comunhão com você. A Palavra de Deus nos diz que Ele chamou você "à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor" (I Co. 1.9).

A terceira razão é porque o tempo a sós com Deus é o segredo do poder espiritual na sua vida. Isso foi também verdade na vida de Jesus. A Palavra diz que "Ele saia para lugares desertos e ali orava" (Mc 1.35).

A quarta razão é que você precisa comer o pão espiritual todos os dias para ser saudável e até para continuar vivo espiritualmente. Muitos não possuem vida porque não separam tempo para estarem a sós com Deus. Jesus disse que "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4.4). Você come todos os dias ou apenas de vez em quando?

Lembre-se: não é uma mera obrigação, mas um privilégio estar com o Senhor.

O que fazer em seu tempo com Deus.

Antes de tudo lembre-se que o objetivo desse tempo não é estudar sobre Jesus, mas desfrutá-lo. Não adianta nada saber tudo sobre laranja, como sua cor, composição química, valor nutricional, como plantá-la, como colhê-la, e ainda assim nunca ter chupado uma. Saber tudo sobre laranja não me encherá de vitamina C. Mas, se você tomá-la vai recebê-la para dentro de si. Mais importante que aprender sobre Jesus é tomá-Lo e desfrutá-Lo a cada dia. Você desfruta dEle na oração, no louvor, na adoração, na Palavra e em uma série de disciplinas espirituais.

Todo homem de Deus concorda que um tempo a sós com Deus deveria ter os seguintes momentos: confissão, gratidão, adoração, intercessão, petição e leitura da Palavra. É apenas uma sugestão, não uma lei. Tanto a seqüência como o conteúdo podem ser mudados de acordo com o dia e as circunstâncias. Ouça o que Ele lhe instrui a fazer antes de tudo.

Leitura da Palavra

A Palavra de Deus é o meio mais importante de Deus se comunicar com você. É claro que Ele também pode falar com você por outros meios, mas a Bíblia é o meio mais importante.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (II Tm3.16-17).


II Tm 3.16-17 diz que a Palavra de Deus é proveitosa pelo seguinte:

Educação ou doutrina - Ela nos diz no que acreditar.

Repreensão - Ela mostra onde estamos errados.

Correção - Ajuda-nos a voltar ao padrão correto.

Ensino - Ela nos dá direção e orientação para nossas vidas de modo que não tropecemos.


No seu tempo a sós com Deus a prioridade é ouvir a Deus, ter uma palavra queimando no seu coração.

Permita que a Palavra fale pessoalmente com você.

Faça do seu tempo com Deus sua prioridade máxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário