quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cocker Spaniel Inglês


COCKER SPANIEL INGLÊS

Excelente cão de caça no passado, onde afugentava galinhas, faisões e perdizes, recolhendo-os tanto da terra quanto da água. Entretanto, atualmente é bem mais conhecido como um cão de concursos, exposições e companhia.

Extremamente agitado, adora brincar com crianças e pode ficar horas correndo pelo jardim, simulando uma caça às aves que aparecem pelas redondezas. Também costuma ser companheiro e um ótimo cão de alerta. Inteligente, mas às vezes também podem ser bastante voluntariosos. Sua natureza entusiástica é demonstrada pela cauda que abana freneticamente na maioria das vezes em que está animado ou a trabalho no campo. Também pode ficar horas quieto, caso o dono assim o seja, enfim, excelente companheiro!!!

Gastando toda essa energia, o Cocker Spaniel pode ter um apetite de glutão. Por isso, é importante controlar sua alimentação. Se não praticar exercícios, pode ficar obeso.

Em relação à sáude, por ter orelhas caídas e longas, o Cocker Inglês, como o Americano, tem grande tendência a desenvolver otites. Para evitá-las, deve-se enxugar muito bem as orelhas do cão depois do banho.

A pelagem apresenta uma variedade de cores, podendo ser bicolores e até tricolores. Os machos variam de 39 a 41 centímetros de altura e as fêmeas de 35 a 39 centímetros. O peso vai de 13 a 15 quilos.


Porte: Médio

Origem: Inglaterra

Curiosidade

São os cachorros mais populares do mundo. No Brasil, em 2000, ocupava a sexta posição, com 3.257 registros. Em Portugal, ocupa há cinco anos o primeiro posto na lista de registros. Na Espanha, está na segunda posição.

História

O Cocker é o mais antigo cão dos Spaniels Ingleses, conhecidos desde o século 14 e geraram sete raças distintas, entre elas o Cocker Spaniel Inglês que surgiu por volta de 1800. Nessa época, a cada ninhada, os cães menores, chamados de Cocker, eram separados dos maiores, chamados de Springers. Com essa seleção genética, as raças se separaram até o padrão ser definido, entre 1870 e 1880.

Nenhum comentário:

Postar um comentário