quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Amigo para toda a vida


Muito lindo!
Os animais nos surpreendem e muitas vezes tem atitudes melhores e mais humanas que os próprios seres humanos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O cidadão do reino senta-se, curva-se e chora

Inspirado no texto bíblico, quero perguntar pela atitude do cristão diante da crise, da dificuldade e do sofrimento. A personagem bíblica que irá nos acompanhar é Neemias. A sua relevância vem do fato de ele precisar optar entre manter a sua posição confortável no palácio real persa ou arregaçar as mangas e fazer algo na sua decrépita Jerusalém. Para fazer alguma coisa, no entanto, é preciso querer saber, e saber, o que está acontecendo.


O cidadão do reino de Deus não é avestruz

Dizem que o avestruz tem um "estômago de ferro", capaz de absorver qualquer coisa. Outra característica dessa ave é a estranha atitude de enfiar a cabeça na terra diante do perigo; assim ele nos diz que não quer ver nem saber.

Há muito cristão-avestruz por aí. Enfia a cabeça na terra para não precisar, ou por não querer, ver nada. E às vezes a igreja acaba sendo esse lugar onde "nos enfiamos" para não ver nada, para não participar dos conflitos do mundo. A própria igreja, como estrutura, pode até fomentar essa atitude. Ela se anuncia como "um lugar de paz" e enche a nossa agenda de atividades. Assim, vivemos na igreja e não vemos o que acontece lá fora. Aliás, nem temos tempo para isso, pois estamos sempre em cima da hora para mais uma reunião da igreja...

Essa espiritualidade da fuga é doentia. É alienante. Não nos permite olhar a vida como ela é.


 
 

O cidadão do reino senta-se, curva-se e chora

Quando cheguei à cidade de Bombaim, na Índia, já era madrugada. Assim, no caminho do aeroporto para o hotel, não dava para ver muita coisa. Aos poucos, porém, fui percebendo que o cenário era de pobreza absoluta. Fui vislumbrando corpos ao relento, estendidos aqui e ali, tentando dormir sobre tábuas. Coisa triste de ver. Coisa de chorar.

O cristão chora. Ele chora pelo outro. Chora de dor e chora por misericórdia.
Jesus chorou quando contemplou Jerusalém, e com Ele devemos aprender a chorar. O cristão não pode não chorar — pelas vítimas e pelos vitimadores. Pelas crianças, pelas mulheres e pelos assaltados. Pelos meninos de rua, pelas viúvas e por aqueles que vivem com medo. Pelos seqüestrados, ameaçados e violentados. Por aqueles que choram — por dentro e por fora.

Da janela do seu quarto Neemias caminha para a cama. Joga-se sobre ela e soluça. Ele chora o choro convulsivo do coração de Deus. Hanani, ao seu lado, não sabe o que fazer e decide ficar quieto. É preciso que ele fique quieto para que Neemias possa chorar. A nossa fé deve levar-nos a chorar, e deixar-nos chorar. Uma espiritualidade que não deixa chorar é superficial e, portanto, supérflua. Engana a alma e nos desvia de um verdadeiro encontro com Deus.

Infelizmente a igreja dos nossos dias não nos convida a chorar pelo outro. Ela quer se especializar em enxugar lágrimas, e não em produzir lágrimas.
Mas não se pode enxugar o que não existe. E o que não há, muitas e muitas vezes, são as lágrimas pelo outro. Na igreja devemos ser desafiados e convidados a chorar lágrimas de compaixão e de misericórdia. Temos conseguido ouvir o soluço de Neemias?

 



O cidadão do reino vive o luto, jejua e ora

Neemias está inconsolável. Está de luto. Perdeu o apetite — e que ninguém insista em colocar um prato diante dele. Do soluço, portanto, ele caminha para o luto e soluça uma oração. Oração das entranhas. Oração segundo o coração de Deus. Oração com as palavras das promessas de Deus. Oração que gesta esperança.

A oração de Neemias é muito rica, mas está marcada pelas lágrimas:


E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei. (Ne 1.5-11.)

Gostaria de apontar para alguns aspectos dessa oração. Primeiro, temos a reverente invocação de Neemias; afinal, ele está falando com Deus. Segundo, ele faz uma oração de confissão; é uma confissão coletiva em que ele se percebe um co-agente do pecado. Terceiro, vemos Neemias orando as promessas de Deus. O conteúdo da sua oração traz à memória aquilo que Deus já falou no passado. E, por último, vemos nascer a oração do compromisso. Neemias torna-se aquele que vê a sua vida entrando na resposta de Deus. E lá está ele se preparando para ser resposta à sua própria oração.

Confesso que tenho saudade de orações assim: uma oração molhada em lágrimas, curtida na reverência, alimentada pela própria Palavra de Deus e gestando caminhos de obediência. O Brasil precisa de orações assim. O Brasil precisa de menos "nhenhenhém" espiritual e mais luto. Menos busca de "coração apaziguado" e mais disponibilidade ativa para fazer diferença na sociedade.

A história de Neemias continua e nós vamos continuar olhando para ela. Hoje, no entanto, ele nos convida a ver, soluçar e orar. Ver o que acontece, soluçar pelo que vemos e orar para que Deus transforme as circunstâncias ao nosso redor. Não é para isso que nós, como igreja, estamos aqui?


 

Achei este texto muito oportuno, não coloquei tudo aqui. Mas caiu como uma luva.

Tenho estado assim, tenho chorado, e todos querem que eu me cale e sorria, que eu siga em frente e tenha fé.

Claro que tenho que seguir e ter fé,

mas as pessoas não entendem que estou gemendo pelo sofrimento de alguém.

Choro, sofro.

Aproveitando a vida

Ele é que é esperto e sabe aproveitar a vida . Muito legal. kkkk

Estudo – Parte 2 ( A queda, o pecado, a separação)

A queda, o pecado, a morte


  • Deus criou o homem para que o homem tivesse um relacionamento com Deus. Deus queria o amor e a obediência do homem. No jardim do Éden, Deus na viração do dia vinha conversar com Adão. .... Eles tinham comunhão, intimidade.

Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?


  • Adão escolheu a desobediência a Deus. E morreu espiritualmente. O que é morte espiritual? É estar afastado de seu criador. Adão escolheu trilhar seu próprio caminho, fazer do seu jeito. Ele mesmo saber e escolher o bem e mal. Ele mesmo dirigir sua vida, a seu modo.


  • O homem perdeu a comunhão com Deus. Agora, o princípio do pecado habitava a carne do homem. E fez-se separação entre Deus e os homens.



  • No antigo testamento Deus estabeleceu um sistema, uma aliança baseada em ordenanças e sacrifícios. Mas isto não regenerava o coração do homem.


Veja o tabernáculo. Leia a bíblia. Para entender melhor. O átrio, o santo, o santo dos santos, a arca, o povo, os sacerdotes e o sumo sacerdote, o véu do templo.... Nos 5 primeiros livros da bíblia.


  • Quando Deus tirou Israel do Egito, ele estabeleceu, como parte do relacionamento da aliança, um sistema de sacrifícios, que tinha seu âmago no derramamento de sangue de animais " para fazer expiação por vossa alma" ( Lv 17,11). Esses sacrifícios eram típicos, isto é, como "tipos", prenunciavam alguma coisa melhor. Pecados eram perdoados quando os sacrifícios eram fielmente oferecidos.


O homem tem tentado, consciente ou inconsciente, através dos tempos, através de religiões, boas obras, esta comunhão perdida, muitas vezes sem saber que o que busca é Deus. O homem não está completo e NUNCA será feliz se não estiver reconciliado com Deus e tiver um relacionamento com Ele. Sempre haverá um vazio, algo faltando sem Deus.

Estudo – Parte 1

2 tim 3, 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.


  • Devemos sempre ter o cuidado de ver se o que lemos, ouvimos estão de acordo com as escrituras. Ou se acredita que a bíblia é a única fonte deixada por Deus para nos falar, nos instruir, ou não se acredita. Falar que a bíblia é cheia de falhas é falar contra a própria palavra de Deus.


  • Gálatas ,1 6Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu
    vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

    9Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.


Anátema quer dizer maldito.

Vamos analisar então que evangelho pregado era este.

Rapsódia Húngara no. 2 - Liszt

domingo, 19 de outubro de 2008

Jesus na cruz

Um dos vídeos mais verdadeiros que já vi.
Tremendo. Para refletir.


Ainda hoje quantos não crêem que Jesus é o filho de Deus, que Jesus Cristo É DEUS!
O próprio Deus encarnado que por tanto amar os seus, veio ao mundo para no lugar de seus filhos pecadores, morrer por eles, tomar o castigo sobre si, para que os que viessem a crer nele pudessem aqui na terra e por toda a eternidade ter uma vida com Deus, como o próprio criador de todas as coisas. Ter um relacionamento direto e pessoal com ele. Ele nos amou tanto que para não viver sem nós, veio ao mundo e morreu por nós e por meio de Jesus, se encarnou e nos deixou as palavras da vida eterna. Deixou-nos o caminho. O Caminho. Abriu para nós o caminho até Deus, para Ele mesmo. Reconciliou-nos com Ele, através de sua morte na cruz. EU sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. ( palavras de Jesus - o Deus vivo e verdadeiro, criador de todas as coisas )
Ainda hoje Ele sofre por causa de muitos que como há 2000 anos não crêem que Ele é Deus e veio por amor deles. Ainda hoje é rejeitado e novamente crucificado. Como deve chorar e sofrer, por amar tanto e até hoje ser amplamente rejeitado.
Ninguém por melhor que seja, por maiores que sejam suas boas obras, pode salvar-se a si mesmo. Perto de Deus que é santo, perfeito; somos todos pecadores 8Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Todos necessitamos de salvação e do que Jesus fez por nós na cruz.

23pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Rom 3, 23

A mesma dor que Ele sentiu na cruz, Ele sente ainda hoje.

Jesus Cristo é Deus: Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. 2Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. 3Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. 4A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. 10A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. 11Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. 12Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. 18Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.

Reconheçamos nossos erros, reconheçamos que somos pecadores indignos, arrependemo-nos, tomemos uma postura de viver a partir de agora para Ele, uma decisão de mudança de vida, entreguemos nossas vidas e corações a Ele agora; aceitemos o sacrifício dele por nós, pois ninguém pode salvar-se a si mesmo. Ele é o Salvador do mundo! Creiamos Nele e o confessemos nosso Senhor e Salvador.

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.( I Tim 2, 5-6)


23porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor

O Reino de Deus

O que é um reino? Basicamente, trata-se de um território governado por um rei. Nesse território existe um povo. O governo de um rei é o cumprimento da sua vontade expressa através das leis e decretos reais. No período em que a Bíblia foi escrita, as nações eram governadas por reis. A monarquia era o regime dominante. O próprio povo de Israel, no período dos juízes, foi até Samuel pedir que ele estabelecesse um rei sobre a nação. Devido a esse contexto histórico e político, encontramos tantas vezes na Bíblia a expressão "Reino de Deus". Era algo muito significativo para aquela época. Hoje, poucos países adotam a monarquia. Entretanto, o "Reino de Deus" ainda é uma terminologia exata para definir o que pretende.

O que é o reino de Deus? De acordo com a definição acima, deduzimos que, no reino de Deus, Deus é o rei. O território do seu domínio é todo o universo. Os seus súditos são: no céu, os anjos; na terra, os cristãos. A essência desse reino é a prática da vontade de Deus, que está expressa na "constituição do reino", a Bíblia. No universo, encontram-se também os opositores do rei, que são os anjos caídos e os homens ímpios, pessoas que não se submetem a Deus.
O propósito da Bíblia é o estabelecimento do reino de Deus entre os homens. Jesus iniciou seu ministério anunciando o reino de Deus, e, em sua oração, ele disse ao Pai: "Venha o teu reino, e seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu."

Quem quiser fazer parte do reino de Deus, deve nascer de novo (João 3.3,5), e isto acontece quando se aceita a Jesus Cristo como salvador. Quem já entrou nesse reino está comprometido com a realização da vontade do rei, que é Deus. Portanto, não tem cabimento um cristão viver em função da realização de sua própria vontade, ou em prol da realização de seus próprios sonhos. Nosso primeiro sonho deve ser a realização da vontade de Deus. Podemos ter outras aspirações e desejos, mas tudo fica em segundo plano. "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." (Mt.6.33). O que é isso na prática? Diante de uma situação em que precisarmos tomar uma decisão, devemos escolher a opção que consideramos a mais coerente com o que conhecemos da Bíblia, ainda que a outra alternativa seja interessante, agradável e atraente. Se agirmos assim, estaremos buscando o reino de Deus. Se agirmos de outro modo, estaremos buscando o nosso próprio reino, ou seja, fazendo a nossa própria vontade. Por outro lado, se você não conhecer a Bíblia, não conhecerá a vontade do rei. Assim, poderá estar agindo contra o reino, mesmo sem saber. E esta ignorância não o isentará da punição.

Vimos, portanto, que o reino de Deus está relacionado com a prática de sua vontade. Isto começa com pequenas atitudes e pensamentos. Faça um exercício de busca do reino de Deus. Comece renunciando pequenas coisas que porventura estejam erradas em sua vida. Isto será como pequenas sementes que você vai lançar.

Jesus disse que "O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que um homem semeou em seu campo, o qual é a mais pequena de todas as sementes, mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de modo que vêm as aves dos céu e se aninham nos seus ramos." (Mt. 13.31-32). Com dedicação, cuidado e perseverança, o reino de Deus crescerá e será glorioso em sua vida, assim como haverá de ser em toda a terra.

As 7 Igrejas do Apocalipse - Parte 1


Alguns estudiosos ensinam que essas 7 igrejas têm três significados proféticos:

1.º- Representam 7 fases da Igreja Cristã, no decorrer dos séculos, da 1.ª à 2.ª Vinda de Jesus Cristo.

a) Éfeso – Representa o tempo em que a Igreja começou a perder o amor pela obra de Deus; é a igreja fria, logo após o tempo dos apóstolos.

b) Esmirna – Representa o tempo em que a Igreja começou a ser perseguida; é o tempo dos mártires, na grande perseguição do Império Romano.

c) Pérgamo – Representa o tempo em que a Igreja se aliou ao mundo, e o mundo entrou na Igreja. É o tempo da Igreja politiqueira e mundana na Idade Média.

d) Tiatira – Representa o tempo em que a Igreja se misturou à idolatria, quando muitos dos seus membros se entregaram à prostituição e passaram a cultuar os ídolos. É o tempo da Igreja na Idade Média, quando começou a adoração aos santos e aconteceu a infiltração de imagens nos templos (até hoje muitas igrejas que se dizem cristãs trazem essas marcas malignas da Idade Média).

e) Sardes – Representa o tempo em que Igreja esteve como morta, tendo apenas alguns poucos sobreviventes, que lutavam por um reavivamento. No final da Idade Média começou a Reforma dentro da Igreja, quando alguns começaram a despertar. Foi um tempo de muita luta e derramamento de sangue inocente.

f) Filadélfia – Representa a Igreja reavivada, logo após o nebuloso tempo da Idade Média. É a Igreja que recebeu a promessa de ser levada do mundo antes do domínio do Anticristo.

g) Laodicéia – Representa a pior das Igrejas. É a Igreja de hoje, super moderna, que tem substituído o culto a Deus por muitas coisas profanas. É a Igreja materialista e rica que acha que não precisa de mais nada. É a Igreja que colocou Jesus do lado de fora. Representa a última corrupção da igreja, pouco antes do Retorno de Cristo, nos dias atuais. Podemos dizer que atualmente há somente duas espécies de Igrejas no meio de tantas: A de Filadélfia e a de Laodicéia. Se nós estamos sabendo disso temos a grande responsabilidade de preservar a Igreja de Filadélfia e lutar contra a corrupção de Laodicéia.

2.º- Mas ao mesmo tempo essas 7 igrejas representam também 7 tipos de igrejas que sempre existiram em todas as épocas do Cristianismo. Atualmente (como em todas as épocas da Era Cristã) temos igrejas frias, perseguidas, mundanas, idólatras, mortas, reavivadas e mornas.

3.º- O terceiro significado dessas 7 igrejas é que elas representam 7 tipos de Cristãos que sempre houve e sempre haverá dentro do Cristianismo (pelo menos até o retorno de Cristo). E a classe que vai predominar no final dos tempos é aquela representada pela 7.ª Igreja. É o que estamos vendo hoje.

Aquele livro maravilhoso

Aquele Livro Atordoantemente Maravilhoso – A Bíblia

[Maravilhosos fatos científicos e profecias na Bíblia]

O Presidente Ronald Reagan chamou a atenção para aquele Livro maravilhoso, dizendo: "Na verdade, é um fato indisputável que todas as complexas e horrendas questões que nos confrontam, tanto no nosso lar como ao redor de todo o mundo, têm suas respostas naquele LIVRO SINGULAR". Napoleão disse a respeito daquele


Livro maravilhoso "... ele não é um mero livro, mas é, sim, UMA CRIATURA VIVENTE, que conquista todos que lhe ficam face a face". A revista Newsweek (27.Dez.1982), na sua capa, escreveu a respeito daquele Livro maravilhoso "Como um livro nos une, nos divide e até MESMO NOS DEFINE!".

AQUELE LIVRO ATORDOANTEMENTE MARAVILHOSO É A BÍBLIA!


E se você pensa que a Bíblia é como qualquer outro livro que jamais foi escrito – continue lendo. Quando terminar este folheto... VOCÊ RECONHECERÁ QUE AQUELE LIVRO É ATORDOANTEMENTE MARAVILHOSO!

"Mas a Bíblia foi escrita milhares de anos atrás. E nós estamos quase entrando no século 21! Temos visto o homem ir à lua. Temos visto a humanidade dar grandes passos na conquista dos mistérios mais escondidos do universo. A Bíblia foi escrita milhares de anos atrás por homens com um conhecimento muito mais limitado que o nosso.
Com seus limitados conhecimentos, como poderiam eles ter sabido de certas coisas?"


ESTOU ALEGRE QUE VOCÊ PERGUNTOU... Lucas 17:30-34 "Assim será NO DIA em que o Filho do homem se há de manifestar... NAQUELE DIA... vos digo, NAQUELA NOITE..." Ninguém nos dias de Lucas pensou que poderia existir dia e noite ao mesmo tempo! Eles pensavam que a terra era plana! Lucas foi escrito em torno do ano 65 d.C. Como sabia Lucas de algo que os cientistas não souberam até o século 16?

Isaías 40:22 "Ele é o que está assentado sobre o CÍRCULO DA TERRA". Como, no


ano 700 a.C., sabia Isaías que a terra era redonda? Os cientistas dos dias de Isaías pensavam que a terra era plana. Não descobriram que a terra era redonda até o princípio dos anos 1500, quando Magalhães navegou ao redor do mundo. Como é que Isaías sabia de algo mais de 2000 anos antes da ciência?

Jó 26:7 "... e suspende a terra sobre O NADA". Durante o tempo de Jó, era crido que um deus chamado Atlas sustentava a terra sobre os seus ombros! Ninguém acreditava que a terra "pairava suspensa sobre o NADA!" Jó é o mais antigo livro na Bíblia! Foi escrito há mais de 3500 anos atrás! Como é que Jó soube de algo que era IMPOSSÍVEL saber durante os seus dias?

Gênesis 2:7 "E formou o SENHOR Deus o homem do PÓ DA TERRA, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente". Seguramente, você não toma Gênesis seriamente. Toma? Em novembro de 1982, Seleções do Reader's Digest incluiu um artigo com o título "Como a Vida na Terra Começou". Este artigo declarou que, de acordo com cientistas no Centro de Pesquisa da NASA em Ames, os ingredientes necessários para formar um ser humano podem ser encontrados NO BARRO. O artigo disse, ainda, "O cenário descrito pela Bíblia quanto à criação da vida vem a ser NÃO MUITO DISTANTE DO ALVO". (Seleções do Reader's Digest, novembro de 1982, p. 116). Não, a Bíblia "não passou não muito distante do alvo" – ela atingiu exatamente o alvo! Os cientistas têm rido da possibilidade de Gênesis ter qualquer credibilidade científica, todavia – quanto mais aprendemos, mais descobrimos que a Bíblia é
CIENTIFICAMENTE EXATA!


Salmo 8:8 "... tudo o que passa pelas VEREDAS DOS MARES". Depois de ler Salmo 8:8, Matthew Maury, um oficial da Marinha dos Estados Unidos da América, lançou-se ao empreendimento de localizar estes curiosos "caminhos nos mares". Descobriu que os oceanos têm caminhos que fluem através deles. Maury se tornou conhecido como o "descobridor das correntes marítimas". Como é que Davi (o escritor do Salmo 8) soube, há mais de 2000 anos atrás, que havia "caminhos nos mares"? Davi, provavelmente, nunca sequer viu um oceano! COMO É QUE ELE SOUBE?


Eclesiastes 1:7 "Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." Como é que o escritor de Eclesiastes sabia do ciclo de condensação e evaporação da água? O sol evapora a água do oceano, o vapor da água sobe e se transforma em nuvens, a água nas nuvens cai de volta para a terra como chuva, se ajunta formando rios, e estes correm de volta ao oceano. Isto não foi conhecido até ser descoberto por Galileu, em 1630! Como é que o escritor de Eclesiastes soube disto no ano 1000 a.C., 2500 ANOS ANTES QUE A CIÊNCIA?!


Levítico 15:13 "Quando, pois, o que tem o fluxo, estiver limpo do seu fluxo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação, e lavará as suas roupas, e banhará a sua carne em ÁGUAS CORRENTES; e será limpo". Deus disse para lavar a carne infectada em ÁGUA CORRENTE. A ciência não descobriu aquilo até surgirem dois homens chamados Pasteur e Koch, nos anos finais dos anos 1800. Todos os médicos de um hospital lavavam suas mãos em uma mesma bacia de água, dia após dia, e disseminavam os germes com a velocidade, facilidade e mortandade com que fogo se espalha num capinzal seco. Não foi até a invenção do microscópio e o surgimento da ciência da bacteriologia que os médicos começaram a lavar as mãos sob ÁGUA CORRENTE. Levítico foi escrito em torno de 1490 a.C. A CIÊNCIA FICOU CERCA DE 3000 ANOS ATRASADA! Não é embaraçoso quanto a ciência sempre se atrasa cerca de 2000 anos atrás daquele Livro tão maravilhoso?!

Jó 38:19 "Onde está O CAMINHO onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar". Como é que Jó não disse onde É O LUGAR aonde a luz mora? Porque a luz está sempre se movendo. Como é que Jó soube de algo no ano 1500 a.C. que a ciência não descobriu até Einstein? Como podem os homens que escreveram aquele Livro maravilhoso, com o limitado conhecimento científico da época deles,... SEREM TÃO À FRENTE DA CIÊNCIA?


Eclesiastes 1:6 "O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta FAZENDO OS SEUS CIRCUITOS". Como é que o escritor de Eclesiastes soube que o vento viaja formando circuitos? Como é que o escritor soube de algo que os aerologistas e os meteorologistas descobriram há tão pouco tempo? PENSE A RESPEITO DISSO! Como podem estes homens, com o limitado conhecimento científico da época deles, milhares de anos atrás, estar tão adiantados com relação à ciência?

Provérbios 6:6-8 "Vai ter com a formiga... na sega ajunta o seu mantimento..." Life's Nature Library, em "Os Insetos" (p. 163), comentando sobre Provérbios 6, diz "Um dos enigmas entomológicos do último século diz respeito a esta observação por Salomão. Não havia nenhuma evidência de que formigas, realmente, faziam colheitas de grãos. Em 1871, entretanto, um naturalista britânico mostrou que Salomão, afinal de contas, tinha estado certo..." Como Salomão soube aquilo no ano 1000 a.C.? Como Salomão, claramente, detalhou um FATO científico que era IMPOSSÍVEL que ele o soubesse no ano 1000 a.C.?

Provérbios 17:22 "O coração alegre é como o BOM REMÉDIO..." Um artigo no The Birmingham News, intitulado "Rir: Receita para Saúde", disse que as mais RECENTES evidências médicas revelam que "A algum ponto durante o riso, seu corpo recebe UM MEDICAMENTO PRESCRITO, vindo da farmácia que está no seu cérebro". Como é que o escritor de Provérbios soube daquilo – 3000 ANOS ANTES DA CIÊNCIA MÉDICA?

Levítico 17:11 "Porque a vida da carne está no sangue..." Esta é a mais acurada declaração científica, jamais feita, a respeito do sangue!

É o sangue que dá continuidade a todos os processos da vida, no corpo.

É o sangue que causa o crescimento, constrói novas células, faz crescer o osso e a carne, armazena gordura, faz cabelo e unhas.

É o sangue que alimenta e sustenta todos os órgãos do corpo. Se o suprimento de sangue for cortado de um braço, este imediatamente começará a morrer e apodrecer.

É o sangue que repara o corpo. Que cicatriza as feridas, que faz crescer nova carne, nova pele e mesmo novos nervos.

É o sangue que combate às doenças. Quando uma vacina contra uma doença lhe é dada, aplica-se uma injeção na sua corrente sanguínea.

Por milhares de anos, os médicos tratavam as pessoas com uma prática chamada de "sangria". Pensavam que doenças poderiam ser curadas através da extração de sangue. Em 1799, menos de 200 anos atrás, George Washington foi, literalmente, sangrado até à morte. Os médicos sangraram o pobre George quatro vezes, da última vez tiraram mais de um litro de seu sangue! Eles não sabiam, mas estavam, literalmente, retirando a vida de George quando estavam extraindo o seu sangue. Não foi senão no início dos anos 1900 que um homem chamado Dr. Lister descobriu que o sangue provê o sistema imunológico aos corpos – A VIDA DA CARNE ESTÁ NO SANGUE!

The Birmingham Post Herald, de 26 de fevereiro de 1988, contou a história de Mike Thomas. Ele estava trabalhando em um canteiro de construção civil, quando


caiu de uma altura de 21 m. Enquanto caía, um cabo de aço se enrolou ao redor do seu braço e cortou-lhe fora a mão, poucas polegadas acima do pulso. Um colega de trabalho carregou para o hospital a mão que tinha sido separada do corpo. Por causa dos sérios ferimentos internos de Thomas, os médicos não puderam re-implantar sua mão naquele tempo. Ao invés disso, ligaram sua mão a vasos sanguíneos da parede do seu abdômen, para que pudessem "conservá-la viva". Dois meses depois, os médicos removeram a mão do abdômen e a recolocaram de volta no braço de Thomas. De acordo com o relatório, UAB foi a primeira entidade médica da nação a realizar tal façanha! Exatamente, o que a Bíblia disse em 1490 a.C.! Continue alimentando aquela mão com sangue e ela continuará viva – A VIDA DA CARNE ESTÁ NO SANGUE!

Você não acha isto estranho? Aquilo que Moisés escreveu no ano 1490 a.C., somente agora foi descoberto pelas mais brilhantes mentes que o homem pode produzir! Como pode aquele Livro maravilhoso, escrito milhares de anos atrás e por homens com conhecimento científico muito limitado, estar tão à frente do melhor que a humanidade pode produzir em 6000 anos?

Para compreender quão maravilhoso aquele Livro é, compare o que os cientistas ensinavam quando ele foi escrito. Eles criam que os raios fossem projéteis lançados pelos deuses. O Vedas (livro sagrado hindu) ensinava que, para conseguir chuva, bastava se amarrar à uma árvore um sapo de boca aberta e repetir algumas palavras mágicas - e presto - chuva! Os egípcios acreditavam que estrelas eram as almas dos mortos que agora tinham se transformado em deuses. Os gregos acreditavam que um deus chamado Atlas sustentava a terra sobre seus ombros. Alguns ensinavam que a terra repousava sobre as costas de vários elefantes grandes (muito grandes!). E os elefantes estavam apoiados sobre as costas de uma tartaruga grande (muito, muito grande!) E a tartaruga? Estava apoiada sobre uma cobra grande (muito, muito, muito grande!) E a cobra? Bem, você já tem a idéia.

Mas aquele Livro maravilhoso não contém nada tão tolo! Apesar do que era ensinado e crido [pelos cientistas] durante os dias dos escritores! Aquele Livro


maravilhoso diz: "E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios..." (Ato 7:22), todavia "a mitologia e as superstições" do Egito de modo algum estão em nenhum dos livros escritos por Moisés! De fato, depois de 6000 anos de "descobertas e avanços" – aquele Livro maravilhoso pode se erguer ao lado dos mais avançados livros disponíveis na medicina, na ciência e na história!

Um assunto que separa aquele Livro maravilhoso de qualquer outro livro é profecia. Nenhum outro livro prevê o futuro como este faz. Suas profecias são absolutamente precisas. Muitas vezes elas foram dadas centenas e até mesmo milhares de anos antes dos acontecimentos. E, sem exceção,... Elas foram cumpridas – até seus menores detalhes!

Uma profecia em Eze 26:1-6 diz "... veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: ... Eis que eu estou contra ti, ó Tiro, e farei subir contra ti muitas nações ... Elas destruirão os muros de Tiro, e derrubarão as suas torres; e eu lhe varrerei o seu pó, e dela farei uma penha descalvada. 5 No meio do mar virá a ser um enxugadouro das redes; porque eu o falei, diz o Senhor DEUS ..." Três anos depois, Nabucodonosor da Babilônia cercou Tiro. Mas, antes que ele chegasse, o povo de Tiro escapou para uma ilha, distante da praia cerca de oitocentos metros. Depois de treze anos de cerco, os babilônios "destruíram os muros de Tiro" e "derrubaram as suas torres", destruindo a cidade que ficava no continente. Por aquele tempo, as pessoas que tinham escapado tinham reconstruído a cidade de Tiro sobre a ilha. E porque Nabucodonozor não tinha marinha, a cidade na ilha permaneceu intocada. Muito embora Nabucodonosor tenha destruído a cidade, ele não cumpriu totalmente a profecia de Ezequiel. Mas, 250 anos depois, os soldados de Alexandre, o Grande, tomaram o monturo (que a destruição por Nabucodonozor tinha deixado), "varreram o seu pó" (a madeira, a rocha e o restolho da antiga cidade de Tiro, destruída), e construíram uma estrada feita de aterro, alta como "o topo de uma rocha". Eles marcharam sobre a estrada de aterro de entulho, para chegar até a ilha, e a destruíram. Hoje, se você viajar até o local da antiga Tiro –verá pescadores "espalhando as suas redes" para secá-las, sobre o local onde a grandiosa Tiro tinha existido! Exatamente, como Ezequiel tinha profetizado em torno do ano 586 a.C.! Mais de 2500 anos antes que acontecesse!

Existem mais de 300 profecias cumpridas na pessoa de Jesus Cristo. Aquele Livro maravilhoso tem muitas profecias que foram escritas milhares de anos antes de Jesus ter nascido! Profecias exatas e detalhadas tais como: onde Ele nasceria (Miquéias 5:2), como Ele nasceria (Isaías 7:14), como Ele morreria (Salmos 34:20), etc. E a história tem PROVADO, sem NENHUMA sombra de dúvida, que elas foram cumpridas EXATAMENTE como aquele Livro maravilhoso tinha profetizado, centenas de anos antes!

No livro Science Speaks o matemático e cientista Peter Stoner aplica as regras de probabilidade a estas profecias. A probabilidade de somente oito dessas trezentas profecias terem sido cumpridas por acaso é uma em 10 17 – que é 1 em 100.000.000.000.000.000! No livro, o professor Stoner ilustra:

Vamos visualizar esta probabilidade... Suponha que nós tomamos 1017 moedas de dólar de prata e as depositamos sobre a superfície do Texas. Elas cobrirão todo o estado com altura de sessenta centímetros [Texas, o maior estado dos Estados Unidos tem 684 mil km2 (maior que o sul do Brasil: os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul somam 578 mil km2)]. Agora, marque um desses dólares de prata e misture toda a massa cuidadosamente... Vende os olhos de um homem e diga a ele… que tem que apanhar um dólar de prata... Que probabilidade ele teria de obter o dólar marcado? A mesma probabilidade que os profetas teriam tido de escrever estas oito profecias e tê-las todas elas cumpridas por acaso, sobre um qualquer homem. (Science Speaks, pp. 106-107)

A seguir, Professor Stoner tomou 48 destas mais de 300 profecias cumpridas. A probabilidade de estas 48 profecias se cumprirem por acaso é de 1 em 10 157– isto é, 1 em 10 seguido de 157 zeros! Aqui está como ele ilustra:

Vamos tentar visualizar isto… O elétron é, praticamente, o menor de todos os objetos que conhecemos. É tão pequeno que seriam necessários 2,5x10 15 deles, enfileirados lado a lado, para formar uma fila com uma polegada (2,5 centímetros) de comprimento. Se nós fôssemos contar os elétrons dessa fila que tem uma polegada de comprimento, e se contássemos à razão de 250 elétrons cada minuto, e se contássemos dia e noite sem parar, precisaríamos de 9.000.000 anos para contar somente aquele uma polegada de elétrons... Com esta introdução, vamos voltar à nossa probabilidade de 1 em 10 157... Vamos fazer uma bola sólida de elétrons, se estendendo em todas as direções a partir da terra até uma distância de seis bilhões de anos luz (a distância que esta luz viaja, à velocidade de 300.000 Km por segundo, em 6.000.000.000 de anos). Temos nós consumido todos os nossos 10 157 elétrons? Não, nós temos feito um buraquinho tão pequeno na massa que não podemos vê-lo. Agora, um desses elétrons foi marcado e cuidadosamente misturado dentro de toda a massa; vende os olhos do homem e peça-lhe para encontrar o elétron marcado. (O elétron, na verdade, é tão pequeno que ele não pode ser visto mesmo com o mais poderoso microscópio). Então, na mesma extensão em que sabemos que este homem de olhos vendados não pode encontrar e apanhar o elétron marcado, nós sabemos que a Bíblia é inspirada. (Science Speaks, pp. 109-111)

Em caso de você pensar que as estatísticas do Professor Stoner são exageradas ou sem substância científica, o "Prefácio" do livro Science Speaks inclui um reconhecimento pela prestigiosa American Scientific Affiliation, declarando: "A análise matemática incluída está baseada sobre princípios de probabilidade que são completamente sãos, e Professor Stoner tem aplicado estes princípios de maneira apropriada e convincente."

Professor Stoner conclui: "Isto não é MERAMENTE EVIDÊNCIA. É PROVA da inspiração da Bíblia por Deus – PROVA TÃO DEFINITIVA que o universo não é bastante grande para esconder sua evidência.

Estes são uns poucos entre milhares de exemplos possíveis para provar, além de qualquer sombra de dúvida, que uma mão sobrenatural, muitíssimo maior do que você e eu podemos imaginar, estava guiando os homens que escreveram aquele livro tão atordoantemente maravilhoso. Amigo, se as coisas físicas que nós podemos examinar são provadas ser verdadeiras – que tal as coisas espirituais que nós não podemos ainda examinar?

QUE TAL SE ELAS TAMBÉM SÃO VERDADE?

Apocalipse 20:14 "E a morte e o inferno foram lançados no LAGO DE FOGO"?

Está você disposto a fazer roleta russa com seu destino eterno, mantendo o [louco] preconceito que aquele Livro atordoantemente maravilhoso é uma mentira, mesmo depois dos fatos que nós lhe temos dado?

Especialmente, quando tanto está em jogo: AONDE IRÁ VOCÊ PASSAR A ETERNIDADE?! Em um lago de fogo – em tormentos, queimando para sempre?! Jesus Cristo disse: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se PERDER A SUA ALMA?" (Mateus 16:26).

ESTÁ VOCÊ QUERENDO ARRISCAR SUA ALMA?

Meu amigo, você está apostando uma parada insuportavelmente alta!

[Amigo, jogando tal roleta russa (onde o número de balas no tambor é de 10 seguido de 157 zeros contra somente 1 buraquinho vazio), e estando em jogo sua alma, seu destino eterno, um valor tão grande que nem todo o universo pode pagar por ele, você estará procedendo loucamente!]

Amigo, houve um tempo e local em sua vida, quando você recebeu o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal? Se não houve, então não se mova de onde está sem que antes rogue ao Senhor Jesus para salvá-lo.

A Bíblia diz, "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13).

Se a Bíblia é verdadeira e Deus é real, então por que você rejeitaria [ou adiaria]?

É demais o que você tem a perder!

Diga esta oração, de todo o seu coração:

Senhor Jesus, eu sei que eu sou um pecador e sem a sua salvação estou perdido para sempre. Venho para o Senhor, agora, da melhor maneira que eu sei, e peço-Lhe que me salve. Agora, O recebo como meu Salvador. Em nome de Jesus, amém.

Informações Autorais: Terry Watkins - Dial-the-Truth Ministries - Tradutora: Valdenira Nunes de M. Silva, 2002. Escrituras: ACF - Almeida Corrigida Fiel, da SBTB.

I Carta de João - Cap. 2

2
Cristo nos ajuda

1Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. 2É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.
3Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos. 4Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. 5Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus: 6Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.

O novo mandamento

7Meus queridos amigos, este mandamento que estou dando a vocês não é novo. É o mandamento antigo, aquele que vocês receberam lá no começo. O mandamento antigo é a mensagem que vocês já ouviram. 8Porém o mandamento que eu estou dando a vocês é novo porque a sua verdade é vista em Cristo e também em vocês. Pois a escuridão está passando, e já está brilhando a verdadeira luz.
9Quem diz que vive na luz e odeia o seu irmão está na escuridão até agora. 10Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar. 11Mas quem odeia o seu irmão está na escuridão, anda nela e não sabe para onde está indo, porque a escuridão não deixa que essa pessoa enxergue.

12Filhinhos, escrevo a vocês
porque os seus pecados são perdoados
por causa de Cristo.
13Pais, escrevo a vocês
porque conhecem aquele que existiu
desde a criação do mundo.
Jovens, escrevo a vocês
porque vocês têm vencido o Maligno.

14Escrevo a vocês, filhinhos,
porque conhecem o Pai.
Escrevo a vocês, pais,
porque conhecem aquele que existiu
desde a criação do mundo.
Escrevo a vocês, jovens,
porque são fortes.
A mensagem de Deus vive em vocês,
e vocês já venceram o Maligno.

15Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. 16Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. 17E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.

O Inimigo de Cristo

18Meus filhinhos, o fim está perto. Vocês ouviram dizer que o Inimigo de Cristo vem. Pois agora muitos inimigos de Cristo já têm aparecido, e por isso sabemos que o fim está chegando. 19De fato, essas pessoas nos deixaram porque não eram do nosso grupo. Se fossem do nosso grupo, teriam ficado conosco. Mas elas nos deixaram para que ficasse bem claro que nenhuma delas pertencia mesmo ao nosso grupo.
20Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade. 21Portanto, eu escrevo a vocês, mas não é porque não conhecem a verdade. Pelo contrário, é porque a conhecem e sabem que nunca nenhuma mentira vem da verdade.
22Então quem é mentiroso? É aquele que diz que Jesus não é o Messias. Quem diz isso é o Inimigo de Cristo; ele rejeita tanto o Pai como o Filho. 23Pois quem rejeita o Filho rejeita também o Pai; e quem aceita o Filho tem também o Pai.
24Por isso guardem no coração a mensagem que ouviram desde o começo. Se aquilo que ouviram desde o começo ficar no coração de vocês, então viverão sempre unidos com o Filho e com o Pai. 25E o que o próprio Cristo prometeu dar a todos nós foi isto: a vida eterna.
26Eu estou escrevendo isso a vocês a respeito dos que estão tentando enganá-los. 27Mas sobre vocês Cristo tem derramado o seu Espírito. Enquanto o seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo.

Filhos de Deus

28Sim, meus filhinhos, continuem unidos com Cristo, para que possamos estar cheios de coragem no dia em que ele vier. Assim não precisaremos ficar com vergonha e nos esconder dele naquele dia. 29Já que vocês sabem que Cristo sempre fez o que é correto, devem saber também que quem faz o que é correto é filho de Deu

I Carta de João - Cap. 5

5
Vitória sobre o mundo

1Todos aqueles que crêem que Jesus é o Messias são filhos de Deus. E quem ama um pai ama também os filhos desse pai. 2Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. 3Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer 4porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. 5Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

O testemunho sobre Jesus Cristo

6Jesus Cristo é aquele que veio com a água do seu batismo e com o sangue da sua morte. Ele veio com a água e com o sangue e não somente com a água. E o próprio Espírito Santo é testemunha de que isso é verdade porque o Espírito é a verdade. 7Há três testemunhas: 8o Espírito, a água e o sangue; e esses três estão de pleno acordo. 9Nós aceitamos o testemunho dos seres humanos, mas o testemunho de Deus tem mais valor. E esse é o testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem esse testemunho no seu próprio coração. Mas quem não crê em Deus faz de Deus um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho. 11E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

A certeza da vida eterna

13Eu escrevo essas coisas a vocês que crêem no Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna. 14Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. 15Assim sabemos que ele nos ouve quando lhe pedimos alguma coisa. E, como sabemos que isso é verdade, sabemos também que ele nos dá o que lhe pedimos.
16Se alguém vê o seu irmão cometer algum pecado que não traz a morte, deve orar a Deus, e ele dará a vida a essa pessoa. Isso, no caso de pecados que não trazem a morte. Mas há pecado que traz a morte, e eu não digo que vocês orem a respeito desse pecado. 17Toda maldade é pecado; porém há pecados que não trazem a morte.
18Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles.
19Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno.
20Sabemos também que o Filho de Deus já veio e nos deu entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro. A nossa vida está unida com o Deus verdadeiro, unida com o seu Filho, Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro, e esta é a vida eterna.
21Meus filhinhos, cuidado com os falsos deuses!

I Carta de João - Cap. 4

4
O Espírito de Deus e o espírito do Inimigo de Cristo

1Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte. 2É assim que vocês poderão saber se, de fato, o espírito é de Deus: quem afirma que Jesus Cristo veio como um ser humano tem o Espírito que vem de Deus. 3Mas quem nega isso a respeito de Jesus não tem o Espírito de Deus; o que ele tem é o espírito do Inimigo de Cristo. Vocês ouviram dizer que esse espírito viria, e agora ele já está no mundo.
4Meus filhinhos, vocês são de Deus e têm derrotado os falsos profetas. Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo. 5Eles falam das coisas do mundo, e o mundo os ouve porque eles pertencem ao mundo. 6Mas nós somos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, mas quem não pertence a Deus não nos ouve. É desse modo, então, que podemos saber a diferença que existe entre o Espírito da verdade e o espírito do erro.

Deus é amor

7Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. 8Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor. 9Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. 10E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.
11Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros. 12Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração. 13A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo. 15Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus. 16E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor.
Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. 17Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo. 18No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo.
19Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. 20Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. 21O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

4 verdades

Quatro verdades básicas que você
precisa saber e aceitar

1. O amor incondicional de Deus.

a)
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna ." (João 3:16.)

Como criatura de Deus, a primeira coisa que você precisa saber é que Ele o ama com amor perfeito e tem reservado para você uma vida abundante. Vida abundante é uma vida plena e com propósito, é uma vida cheia de paz.

b) A Bíblia nos diz que Ele nos atraiu (para Si) com cordas de amor e com amor eterno nos amou.

2. A necessidade da salvação.

a)
"Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus." Leia Romanos 3:23. O pecado afastou o homem de Deus quando Adão, por um ato de desobediência, rompeu seu relacionamento com Deus. Porque somos descendência de Adão estamos também em pecado.


b)

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça ." (Isaías 59:2.)

O pecado se caracteriza por atitudes de independência, desobediência e rebeldia para com Deus, tanto de forma passiva como ativa. A iniqüidade é fruto de uma vida independente de Deus.

c) "Porque o salário do pecado é a morte ." (Leia Romanos 6:23.) Morte é a separação espiritual de Deus. Se o homem continuar na prática do pecado, a sua recompensa será o afastamento definitivo de Deus. Por mais sinceras que sejam as intenções do seu coração como: vida reta, religiosidade e boas obras, ele não conseguirá chegar até Deus. Jesus é o único caminho até o Pai.

3. A provisão da salvação:

a)
"Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por muitos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos." (I Timóteo 2:5-6.) Por causa da nossa incapacidade de chegar até Deus, fez-se necessário um mediador. Jesus Cristo é o nosso mediador. Ele exerce a função de intermediário entre nós e Deus. Ele é a única fonte de acesso ao Pai.

b)
"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Leia Romanos 5:8.) A morte de Jesus se fez necessária para satisfazer a exigência de Deus. A exigência era que todo pecado só poderia ser perdoado através do derramamento de sangue de um animal. Porém, esse sacrifício era imperfeito. Por isso, todas as vezes que uma pessoa pecava, era preciso matar um animal e oferecê-lo como sacrifício para perdão.

Mas Jesus veio e fez um sacrifício único e definitivo por toda a humanidade. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

c)
"Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6.) A separação causada pelo pecado pode, agora, ser substituída pela "ponte de ligação" – entre Deus e os homens – constituída pelo sacrifício de Jesus – nosso único acesso ao Pai. O próprio Jesus intitula-Se "O caminho".

O sacrifício do cordeiro de Deus foi o perfeito derramamento de sangue para o perdão dos pecados da humanidade – de todo aquele que nEle crê. Por isso está escrito: "E o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado." (I João 1:7.)

Como já havíamos estudado antes, vimos que o salário do pecado é a morte. Mas agora não mais precisamos receber esse salário no final da nossa vida, pois o sangue de Jesus pode nos purificar de todo pecado. Em vez de morte, podemos receber o dom gratuito de Deus, que é a vida eterna. (Ler Romanos 6:23.)

A herança de Deus

4.
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome." (João 1:12.) Como acabamos de ver, não é necessário apenas saber essas verdades; é preciso tomar a decisão de receber a Cristo em nossa vida. Complete: "Se com a tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." ( Romanos 10:9.) A confissão com a boca é a nossa declaração de que, agora, Jesus é o Senhor da nossa vida.

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie ." (Efésios 2:8-9.) Como vimos, a salvação vem pela graça. A graça é um presente que não merecemos, mas que, mesmo assim, recebemos de Deus, pelo Seu amor incondicional. A fé é a certeza de que quando convidamos a Jesus para entrar m nossa vida, Ele entra, como prometeu em Sua Palavra.

"Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa." (Apocalipse 3:20.)
Você pode pedir para que Jesus Cristo entre em sua vida, fazendo a seguinte oração:

"Senhor, reconheço que sou pecador e que preciso do Teu perdão para experimentar o Teu amor e desfrutar a comunhão contigo. Abro agora meu coração para que o Senhor entre e faça morada eternamente. Agradeço-Te por me aceitar como eu sou e por perdoar os meus pecados. Coloco a minha vida em Tuas mãos. Renuncio a todo pacto com as obras das trevas, a todo envolvimento com Satanás, consciente ou inconscientemente, em Nome de Jesus. Amém!

Windows 7: agora é oficial

Windows 7

Microsoft anuncia sucessor do Vista.

Você pensou que a moda de dar nomes chiques para softwares tinha vindo para ficar? Pense novamente, pois a Microsoft finalmente acabou com o mistério e anunciou o lançamento de seu próximo sistema operacional. O novo Windows não terá um nome, como se havia pensado — e como tinham seus antecessores, o Vista, o XP e o Millenium.

Como informa Mike Nash, no blog oficial da equipe de desenvolvimento do Windows Vista, desde o início do projeto de desenvolvimento, eles vinham se referindo à nova versão utilizando o codinome "Windows 7". Muito se discutiu sobre qual seria o real nome do novo sistema. Vienna e Blackcomb foram dois dos cogitados e em 13 de outubro veio a notícia oficial: o próximo sistema operacional da empresa de Bill Gates se chamará Windows 7.

Ainda segundo Mike Nash, a decisão de usar o nome "Windows 7" é pela simplicidade. Desde versões mais antigas a Microsoft tomou vários caminhos diferentes ao dar nome para seus sistemas. Foram usados números de versões, como o Windows 3.11; datas, como o Windows 98; ou mesmo nomes carregados de significado, como XP (acrônimo de "Experience") e Vista.

Como a empresa não lança novas versões do Windows todos os anos, usar datas como nome do sistema não fazia sentido. Criar mais um nome chique, não iria condizer com o objetivo a que se quer chegar com a nova versão, que é manter algumas idéias do Windows Vista, mas evoluindo-o para uma nova geração, investindo em tecnologia de plataforma. Resumindo: a Microsoft optou pela simplicidade e esta é a sétima versão do Windows. Logo, "Windows 7" faz muito sentido.

Ainda não há posição oficial da MS sobre a data de lançamento, mas há palpites de que a previsão é de que em 2009 o Windows 7 esteja nas lojas, assim como outros dizem que somente seremos brindados com a nova versão em 2011. O próprio Bill Gates afirmou em uma conferência que o próximo Windows deveria ser lançado "em algum momento do ano que vem". O "diz-que-me-diz" do nome do sistema já acabou, agora o jeito é aguardar notícias e acompanhar os sites oficiais (como o blog oficial da equipe de desenvolvimento).


Prepare o babador

Devido às várias inovações — tanto visíveis quanto invisíveis — que sempre são incorporadas assim que um novo sistema da Microsoft é anunciado, os fãs já começam a salivar, esperando que seja lançada uma versão beta, para que todos possam sentir o gostinho de como será o novo Windows.

Por enquanto será necessário esperar, já que a Microsoft liberará um pré-beta dentro de algumas semanas, mas somente para desenvolvedores. O objetivo é detectar falhas e sugerir melhorias. Mas quem não agüenta esperar pode procurar pelos vários vídeos e fotos já presentes na internet.

Em uma apresentação na Universidade de Illinois, nos EUA, um funcionário da Microsoft utilizou o Windows 7 para demonstrar a tecnologia de virtualização da empresa (ele mesmo diz isso durante o vídeo). A palestra não foi especificamente sobre o Windows 7, mas ele foi utilizado para falar, inclusive, de versões anteriores do sistema, como o Windows 2, 3.1 e NT 4, sendo executadas com a Máquina Virtual da Microsoft. O vídeo tem aproximadamente 8 minutos. Assista-o abaixo.

http://vimeo.com/352637?pg=embed&sec=352637

Se você observar, na verdade o Windows 7 que está sendo utilizado parece ser exatamente igual ao Vista. Porém, muitas imagens e vídeos — reais ou não — já mostram como será a nova interface do sistema. Talvez todas elas sejam opções disponíveis ao mesmo tempo, ou nenhuma delas seja real. Como ainda não há posição oficial, esperamos que todas estas imagens sejam verdadeiras, pois isso significaria uma inovação gigantesca, já que hoje, mesmo no Windows Vista, nossas opções de personalização são relativamente pequenas.

Um blog divulgou supostas imagens que teriam vazado da Microsoft, mostrando várias interfaces diferentes para o Windows 7. Em meio a elas pode haver realmente alguma verdadeira, mas como não se tratam de imagens oficiais, não há como saber realmente.

Mudanças

Quem mudou do Windows XP para o Vista teve algumas surpresas, pois alguns aspectos foram mudados drasticamente, como por exemplo a forma como as pastas de usuários são tratadas. Aparentemente, quem já está acostumado com o Vista, não terá muitos problemas para usar o Windows 7, já que partes dele foram simplificadas e outras foram mantidas idênticas ao Vista. Lembrando que estas são suposições feitas com as informações divulgadas até agora.

A hegemonia da Microsoft

É simplesmente indiscutível que o império de Bill Gates domina completamente o mercado de sistemas operacionais para usuários finais. As estatísticas provam que uma parcela muito reduzida dos usuários não utiliza o sistema. Grande parte deste sucesso se dá devido à facilidade de uso, que é proposta da Microsoft desde as primeiras versões do seu sistema operacional.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Relacionamento – Parte 2

A intimidade somente se desenvolve com relacionamento. Se você deseja conhecer a Deus e ter intimidade com Ele, então você precisa se relacionar com Ele. O nosso relacionamento com Deus, assim como qualquer outra pessoa, necessita de quatro coisas para se desenvolver: tempo, comunicação, circunstâncias e atitude.

Tempo - Se você deseja conhecer a Deus você precisa investir tempo com Ele. O tempo gasto com Deus irá regar as suas raízes, fortalecer o seu tronco e nutrir as suas folhas.

Comunicação - Sem comunicação não podemos nos conhecer, muito menos ter intimidade. A verdadeira comunicação envolve falar e ouvir. Envolve falar não somente de fatos e idéias, mas expressar sentimentos e atitudes. Você precisa saber o que está no coração de Deus e também compartilhar o que está no seu. Deus se comunica com você através do seu espírito humano, da Palavra escrita; você, por sua vez, se comunica com Ele através da oração.

Circunstâncias - Conhecemos uns aos outros observando como agimos em certas circunstâncias. Através das circunstâncias vão surgir situações para você tratar com Deus e para Deus tratar com você. Um tempo a sós com Deus diariamente ajudará você a perceber como Ele está operando em você, como Ele está no controle e como você está respondendo a Ele.

Atitudes - A nossa atitude em relação a um relacionamento vai determinar se ele é prioridade ou não. Se não estou interessado, então não vou investir tempo junto com tal pessoa. Você precisa ter uma atitude positiva para com o seu tempo a sós com Deus. Desenvolva desejo e fome de estar com Deus e então você alcançará intimidade com Ele.

Você não está desejoso de desenvolver uma intimidade gostosa com o Pai? Como você percebe, isso não acontecerá automaticamente. Para isso é necessário separar um tempo todos os dias para estar com o Senhor a sós.

Naturalmente, isso não é uma lei. O amor de Deus por você não vai mudar porque você não tem conseguido separar esse tempo, mas a sua intimidade com Ele ficará comprometida. Sem esse tempo com Deus você terá dificuldade de reconhecer a Sua voz e entender a Sua vontade. Ele continuará sendo seu Pai amoroso, mas você não desfrutará da sua amizade e intimidade, simplesmente porque não tem se relacionado com Ele diariamente.

A importância de um tempo com Deus

O seu tempo a sós com o Senhor deve ter prioridade máxima na sua vida, por vários motivos:

O primeiro é que você foi criado para ter comunhão com Deus. Porque você acha que foi criado à imagem e semelhança de Deus? Simplesmente porque não dá para ter comunhão com seres diferentes de nós. Deus queria ter comunhão com você, por isso Ele o fez parecido com Ele mesmo (Gn 1.27-28).

O segundo motivo é que Deus está desejoso de ter comunhão com você. A Palavra de Deus nos diz que Ele chamou você "à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor" (I Co. 1.9).

A terceira razão é porque o tempo a sós com Deus é o segredo do poder espiritual na sua vida. Isso foi também verdade na vida de Jesus. A Palavra diz que "Ele saia para lugares desertos e ali orava" (Mc 1.35).

A quarta razão é que você precisa comer o pão espiritual todos os dias para ser saudável e até para continuar vivo espiritualmente. Muitos não possuem vida porque não separam tempo para estarem a sós com Deus. Jesus disse que "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4.4). Você come todos os dias ou apenas de vez em quando?

Lembre-se: não é uma mera obrigação, mas um privilégio estar com o Senhor.

O que fazer em seu tempo com Deus.

Antes de tudo lembre-se que o objetivo desse tempo não é estudar sobre Jesus, mas desfrutá-lo. Não adianta nada saber tudo sobre laranja, como sua cor, composição química, valor nutricional, como plantá-la, como colhê-la, e ainda assim nunca ter chupado uma. Saber tudo sobre laranja não me encherá de vitamina C. Mas, se você tomá-la vai recebê-la para dentro de si. Mais importante que aprender sobre Jesus é tomá-Lo e desfrutá-Lo a cada dia. Você desfruta dEle na oração, no louvor, na adoração, na Palavra e em uma série de disciplinas espirituais.

Todo homem de Deus concorda que um tempo a sós com Deus deveria ter os seguintes momentos: confissão, gratidão, adoração, intercessão, petição e leitura da Palavra. É apenas uma sugestão, não uma lei. Tanto a seqüência como o conteúdo podem ser mudados de acordo com o dia e as circunstâncias. Ouça o que Ele lhe instrui a fazer antes de tudo.

Leitura da Palavra

A Palavra de Deus é o meio mais importante de Deus se comunicar com você. É claro que Ele também pode falar com você por outros meios, mas a Bíblia é o meio mais importante.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (II Tm3.16-17).


II Tm 3.16-17 diz que a Palavra de Deus é proveitosa pelo seguinte:

Educação ou doutrina - Ela nos diz no que acreditar.

Repreensão - Ela mostra onde estamos errados.

Correção - Ajuda-nos a voltar ao padrão correto.

Ensino - Ela nos dá direção e orientação para nossas vidas de modo que não tropecemos.


No seu tempo a sós com Deus a prioridade é ouvir a Deus, ter uma palavra queimando no seu coração.

Permita que a Palavra fale pessoalmente com você.

Faça do seu tempo com Deus sua prioridade máxima.





Biotipos e Raças caninas - Acho que sou um São Bernardo...

A História do Sorvete

A história do sorvete é cheia de curiosidades. Pesquisas mostram que ele foi inventado há cerca de 3 mil anos pelos chineses! No início, o "sorvete" era feito com neve, suco de fruta e mel.

Outras pesquisas apontam o líder Alexandre, o Grande como o introdutor do sorvete na Europa e a sua "receitinha" era um pouco diferente da usada pelos chineses: uma mistura de salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve.

Mas foi em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma daquele que conhecemos hoje, quando o famoso viajante italiano Marcopolo voltou ao seu País de uma viagem à China cheio de "novidades": o arroz, o macarrão e o sorvete feito com leite!

A partir daí, o sorvete começou a ser muito consumido em toda a Itália e até hoje o sorvete italiano é reconhecido como um dos melhores do mundo. Por lá, em qualquer lugar pode-se encontrar uma gelateria, ou seja, uma sorveteria. Em italiano, sorvete se fala gelato.

Na Itália, o consumo do sorvete espalhou-se por toda a Europa, até que os ingleses o levaram para os Estados Unidos. Lá, a história dos sorvetes ganhou importantes capítulos...

Nos EUA, país que mais faz e mais consome sorvetes no mundo, dois fatos importantes ocorreram para tornar este alimento ainda mais popular: em 1851, Jacob Fussel abre a primeira fábrica de sorvetes do mundo! Pela primeira vez, os ice creams são produzidos em muita quantidade.

O segundo fato que mudou a história do sorvete foi a invenção da refrigeração mecânica, ou seja, das geladeira. Ainda bem, porque se não fosse essa grande invenção, pessoas que moram em lugares quentes, como os brasileiros, teriam que viajar para longe se quisessem apreciar um sorvetinho!

Fonte: Kibon

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional - Maravilhoso !!!!


Acho que ela poderia ter tocado em um andamento um pouco mais lento no início e não tão forte. Mas como a música é linda, vale a pena ver e ouvir.
Observe as mãos aos 3:15 e aos 7:27.

Cocker Spaniel Inglês


COCKER SPANIEL INGLÊS

Excelente cão de caça no passado, onde afugentava galinhas, faisões e perdizes, recolhendo-os tanto da terra quanto da água. Entretanto, atualmente é bem mais conhecido como um cão de concursos, exposições e companhia.

Extremamente agitado, adora brincar com crianças e pode ficar horas correndo pelo jardim, simulando uma caça às aves que aparecem pelas redondezas. Também costuma ser companheiro e um ótimo cão de alerta. Inteligente, mas às vezes também podem ser bastante voluntariosos. Sua natureza entusiástica é demonstrada pela cauda que abana freneticamente na maioria das vezes em que está animado ou a trabalho no campo. Também pode ficar horas quieto, caso o dono assim o seja, enfim, excelente companheiro!!!

Gastando toda essa energia, o Cocker Spaniel pode ter um apetite de glutão. Por isso, é importante controlar sua alimentação. Se não praticar exercícios, pode ficar obeso.

Em relação à sáude, por ter orelhas caídas e longas, o Cocker Inglês, como o Americano, tem grande tendência a desenvolver otites. Para evitá-las, deve-se enxugar muito bem as orelhas do cão depois do banho.

A pelagem apresenta uma variedade de cores, podendo ser bicolores e até tricolores. Os machos variam de 39 a 41 centímetros de altura e as fêmeas de 35 a 39 centímetros. O peso vai de 13 a 15 quilos.


Porte: Médio

Origem: Inglaterra

Curiosidade

São os cachorros mais populares do mundo. No Brasil, em 2000, ocupava a sexta posição, com 3.257 registros. Em Portugal, ocupa há cinco anos o primeiro posto na lista de registros. Na Espanha, está na segunda posição.

História

O Cocker é o mais antigo cão dos Spaniels Ingleses, conhecidos desde o século 14 e geraram sete raças distintas, entre elas o Cocker Spaniel Inglês que surgiu por volta de 1800. Nessa época, a cada ninhada, os cães menores, chamados de Cocker, eram separados dos maiores, chamados de Springers. Com essa seleção genética, as raças se separaram até o padrão ser definido, entre 1870 e 1880.

Azeite evita derrame



Cientistas espanhóis revelam que o óleo atua contra a formação de coágulos no sangue, o que diminui o risco de acidente vascular cerebral, o AVC

Ele enche de aroma e sabor dúzias e dúzias de receitas, de saladas a sobremesas. Também é figurinha recorrente nos centros de pesquisa de nutrição. Não faltam trabalhos apontando seus benefícios para o peito. Agora, estudo que acaba de ser divulgado vem para colocá-lo, mais uma vez, entre os itens indispensáveis à mesa. Cientistas da Universidade de Málaga, na Espanha, observaram que o líquido dourado é capaz de impedir a agregação plaquetária. Em outras palavras, ele atua contra a formação de coágulos no sangue. O feito está relacionado com a diminuição do risco de problemas como o acidente vascular cerebral, o AVC, ou derrame, como é mais conhecido.

Entretanto, vale ressaltar que o tipo de azeite por trás dessa ação benéfica é o extra-virgem, o mais puro suco da azeitona. É que ele concentra uma maior quantidade de substâncias protetoras, sobretudo os festejados polifenóis. Vale destacar ainda que a gordura monoinsaturada presente no alimento contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol, diz a nutricionista Lara Natacci Cunha, de São Paulo. Ou seja, trata-se de mais um empurrão para o sangue circular livremente, sem obstáculos no seu caminho.

E para aqueles que pensam que o óleo não pode ir para a panela, os pesquisadores avisam que, sim, ele pode, já que sua composição é bastante estável. Só não abuse de temperaturas altas. O recado é o seguinte: quanto maior o calor, mais as moléculas do bem se perdem.

Mas, você já experimentou degustá-lo puro? Saiba que hoje ele tem sido comparado aos vinhos. Há, inclusive, experts que percebem, apenas pelo contato com a língua, a região de cultivo das oliveiras. Confira dicas para descobrir as sutilezas de sabores dos diversos tipos de azeite encontrados nos supermercados.

por Regina Célia Pereira

Será que o estresse realmente engorda?

Acabe com a sua dúvida sobre aqueles quilinhos que insistem em aparecer, mesmo quando a alimentação está equilibrada...


Por Filippo Pedrinola - Endocrinologia

A maioria das pessoas e até mesmo médicos e nutricionistas costumam dizer que são dois os fatores que levam às pessoas a ganharem peso: comer muito e se alimentar de forma errada. De alguns anos para cá, no entanto, vários estudos científicos publicados em revistas importantes demonstram que pessoas que sofrem de stress, angústia, ansiedade e depressão ganham peso mais facilmente.


Existem duas pequenas glândulas chamadas de suprarenais que, sob situação de stress, são estimuladas a produzirem alguns hormônios, entre eles o cortisol. Há muito tempo as pessoas sabem que quem usa remédio à base de cortisona costuma ganhar peso, mas só recentemente se descobriu que a quantidade desse hormônio está aumentando em pessoas que têm alterações emocionais.

O pior de tudo é que as pessoas que ganham peso devido ao stress tendem a acumular gordura na região abdominal, aumentando as chances de desencadear doenças como o diabetes, a pressão alta, infarto e derrame.


Além do cortisol, sabe-se que a serotonina, outro neurotransmissor -

mensageiro que ativa o cérebro, também influência o comportamento alimentar. Quando encontrada em níveis baixos no cérebro, pode causar sintomas de tristeza e depressão, sem contar que aumenta a compulsão pela comida, principalmente de carboidratos. Algumas mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo, apresentam níveis baixos de seretonina durante esse período, o que pode transformá-las em verdadeiras chocólatras.


Mas o que fazer para evitar doenças como a depressão, síndrome do pânico e ansiedade que, assim como o estresse, também podem ser conseqüência da vida moderna e do fenômeno de globalização?


Em primeiro lugar é importante ter consciência de que estes são fatos reais e que devemos investir numa atividade física regular, pelo menos três vezes por semana. O exercício ajuda a aumentar naturalmente os níveis de seretonina do organismo. Técnicas como a ioga e meditação ajudam a baixar e até mesmo controlar o stress, melhorando a nossa qualidade de vida. Dormir bem também é fundamental, bem como procurar dedicar mais tempo à família e aos amigos.


Para os casos mais graves, hoje já existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento. Porém, eles só devem ser ingeridos mediante prescrição e acompanhamento médico.