GENESIS
GN 1, 2 , 3 E 4
Gn 1.
Deus criou todas as coisas e com que carinho deve ter feito isso. Olha como fez as frutas, as ervas para o homem, como fez tudo com tanta perfeição e amor. É só olhar a natureza ...
Deus viu que tudo era bom. Para Deus ver isso, é que era bom mesmo.
Por que criou o homem a sua imagem e semelhança? E ainda deu ao homem o domínio sobre as coisas criadas por ele?
Fico imaginando o amor e cuidado de Deus para com sua criação e para com o homem.
Nós ao cuidar de um bichinho, de um filho, como gostamos de olhar para ele, vê-lo desenvolver, como olhamos como amor, como temos cuidado e como gostamos de ser amados por eles. Imagino que Deus ao faer o homem queria ser amado pelo homem, ele como Deus precisa de que? Ele tem tudo, pode tudo. Mas fez o homem a sua imagem, com um espírito, acho que ansiando que o homem o amasse, como Senhor, criador e como Pai.
Gn 2
Árvore da vida - vida eterna. Vida com Deus?
Árvore do conhecimento bem e do mal - uma figura de linguagem para um conhecimento potencial ilimitado. É uma árvore boa, mas o homem não deve tomar do seu fruto. O tomar ilícito desse fruto envolvia a declaração da autonomia humana, a tentativa de conhecer todas as coisas à parte de Deus. Viver do seu modo, independente de Deus. O homem deve viver pela fé na palavra de Deus e não por uma alegada auto-suficiência de conhecimento.
Gn 3
Que dor deve ter Deus sentido, quando seus filhos, resolveram viver a parte, isto é, ser eles mesmo conhecedores do bem e mal, ser independentes de Deus. Eles tinham tudo no jardim, tinham a Deus, mas quiseram mais e rejeitaram a Deus, desobedeceram. Quem ama obedece? Quem ama que fazer feliz. Eles não amavam a Deus como deviam? O orgulho, independência falaram mais alto?
Ainda assim Deus os protege de não comer da árvore da vida, para que não fiquem neste estado de rebelião eternamente. ( eterna escravidão ao pecado)
Adão e Eva não se arrependeram, mas jogaram a culpa no outro e na serpente. Não assumiram o erro, não houve arrependimento. Não pediram perdão a Deus.
Gn 4
Antes de ofertas, sacrifícios, tributos, Deus quer um coração quebrantado, um coração dele, voltado para ele. De que adianta cultuar, ofertar a Deus, se o coração não é dele? Deus rejeitou a oferta de Caim. E tanto Deus conhecia o coração de Caim, que viu o quanto ele ficou irado por sua oferta não ter sido aceita. E ainda diz: se procederes bem, não é certo que serás aceito? E ainda o adverte contra o pecado que esta nele, mas que a ele mesmo cumpre dominar o pecado, as mas inclinações. Porém ,mais uma vez, o ser humano entristece a Deus, não ouve a Deus, não ouve a advertência e mata o próprio irmão, comete um grande pecado. Mais uma vez o homem age de acordo com suas intenções, com sua vontade, deixando a vontade de Deus de lado. Mais uma vez o homem não se arrepende, não assume a culpa. Caim mesmo esconde-se da presença do Senhor, se preocupou com a própria vida e não se preocupou em pedir perdão a Deus , nem em reconciliar-se com ele.
Só a partir de Enos, filho de Sete, filho de Adão, se começou a invocar o nome do Senhor...
Nenhum comentário:
Postar um comentário