quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Genesis 17 a 21 e mais Gn 1 a 2

Gn 1


Todos os começos devem iniciar com Deus. Ponhamos sempre Deus em primeiro lugar. O espírito de Deus está dentro de nós, pairando no meio das trevas, e oportunamente sua luz brilhará.Assim como um quadro revela seu autor, a criação revela a natureza de Deus.

Seu poder eterno e sua divindade são visíveis em suas obras. E todas as coisas e seres foram feitas por meio de Jesus Cristo. As mãos do filho de Deus teceram as cortinas azuis que estão em cima de nós . Os mares são seus, ele os fez e encheu de criaturas vivas.as flores e florestas são produtos de sua mente. Ele encheu as florestas de pássaros e os ensinou a viver sem preocupação. Ele encheu o pequenino coração da fêmea do passarinho de amor para com seus filhotes. Ele modelou o barro a sua própria semelhança e fez o homem. Nos fomos criados para ter domínio. Peçamos a Deus para por todas as coisas debaixo de nossos pés, principalmente as coisas más de nosso coração.


Gn 2

Deus descansou não por exaustão, mas porque sua obra estava concluída. A cada homem e confiado um jardim para zelar. Só depende de nós que nosso coração e vida produzam ervas daninhas ou então flores e frutos. Nós entramos no seu descanso quando deixamos de preocupar-nos e em vez disso, confiamos nele em tudo e por tudo.

A seqüência da tentação é sempre a mesma: o tentador está do lado de fora, dentro de nós o forte desejo de satisfação. E também a esperança que de algum modo as conseqüências possam ser evitadas. Os olhos estimulam o desejo, o desejo vende a resistência da vontade. O ato de satisfação é seguido pelo remorso e pela sensação de culpa e é aí que precisamos do segundo Adão !



Gn 16

Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?

Mesmo perdida no deserto Deus a viu e se revelou a ela.

Sara tentou dar um jeitinho e ajudar Deus a cumprir a própria promessa., usou Agar como meio.Muits vezes queremos nós também dar uma ajudinha para Deus .... Deus é Deus! Ele não precisa disso, quando não depende de nós, Ele é soberano, poderoso para fazer sozinho, do modo dele.


Gn 17


Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito

Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.

Circuncisão - sinal da aliança de Deus com Abraão

Arco íris - sinal da aliança com Noé


E, finda esta fala com Abraão, Deus se retirou dele, elevando-se.


Gn 18

13Disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? 14Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?


Gn 19

Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. 17Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças. 29Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas

Ló não conhecia ao Senhor, não confiava... Mesmo Ele tendo-o tirado e livrado da destruição da cidade, primeiro ele não confiou e pediu para ir para zoar, o Senhor deixou, depois saiu de Zoar com medo e foi para uma caverna. Se o Senhor já não o livrou não poderia estar com ele por onde fosse? Mas Ló teve medo e foi se esconder, foi morar escondido em uma caverna.


Gn 20

Senhor, matarás até uma nação inocente? 5Não foi ele mesmo que me disse: É minha irmã? E ela também me disse: Ele é meu irmão. Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso. 6Respondeu-lhe Deus em sonho: Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses.

E, orando Abraão, sarou Deus Abimeleque, sua mulher e suas servas, de sorte que elas pudessem ter filhos; 18porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.

Pelo seu relacionamento especial com Deus, o profeta não só anuncia a palavra do Senhor como também intercede diante de Deus nos momentos críticos.


Gn 21

13Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente.

Deus abençoou Ismael por causa de Abraão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário