NOVO TESTAMENTO
Testamento
( Dicionário Aulete)1 Jur. Ato pelo qual alguém dispõe, para depois de sua morte, com amparo da lei e unilateralmente, de todos ou de parte dos próprios bens, podendo também nomear tutores, reconhecer a paternidade de filhos naturais etc.&
2 Jur. Declaração escrita e autêntica em que uma pessoa descreve e consigna as suas últimas vontades, dispondo de todos ou em parte de seus bens
3 Bras. Irôn. Nomeações ou favores feitos nos últimos dias de um governo
4 Fig. Carta ou discurso muito longo e prolixo
5 Rel. Aliança feita por Deus com os homens, mediante Moisés (Antigo Testamento) e Jesus Cristo (Novo Testamento)
NT = novo pacto
O termo novo testamento significa novo pacto, um contraste com o antigo pacto sob o qual Deus lidava com Israel antes da vinda de Cristo. O termo "testamento" normalmente se refere a um acordo que entra em vigor a partir da morte daquele que o fez. A morte de Jesus colocou em vigor o novo pacto ( HB 9, 15-17)
Hebreus 9, 15-17 15Portanto, é Cristo quem consegue fazer uma nova aliança, para que os que foram chamados por Deus possam receber as bênçãos eternas que o próprio Deus prometeu. Isso pode ser feito porque houve uma morte que livrou as pessoas dos pecados que praticaram enquanto a primeira aliança estava em vigor.
16Onde há um testamento, é necessário provar que a pessoa que o fez já morreu. 17Pois o testamento não vale nada enquanto estiver vivo quem o fez; só depois da morte dessa pessoa é que o testamento tem valor.
AT prevê o sacrifício de Cristo e o NT remonta ao sacrifício de Cristo.
NT descreve o novo pacto de Deus
NT – tem 27 livros
A vida de Cristo e sua obra contínua por meio da igreja. Aborda menos de um século de história.
AT – Milhares de ano de história
NT – menos de um século: Os evangelhos referem-se a acontecimentos dos períodos mais primitivos ( 6 a.C – 29 d.C.) . A expansão da Igreja abrange o período de 29d.C a 63 d.C. e inclui os livros de Atos, Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, Filemom e Tiago. O período posterior a Atos ( 63 d.C – 96 d. C.) é visto em 1 e 2 Timóteo, Tito, Hebreus, 1 e 2 Pedro, 1,2 e 3 João e Apocalipse.
O mundo no NT
Mundo político
Fundada em 753 a. C. , Roma era uma união composta por pequenas vilas que a cercavam. Embora originalmente governada pro um rei tornou-se república organizada pro volta do quinto século a. C. Em 146 a. C., Roma expandiu seu poder para Cartago, no norte da África, e sobre a Macedônia e a península grega. Em 63 a. C., Pompéia estendeu o controle para a Judéia. Os homens que governavam Roma usaram o exército romano para conquistar o mundo então conhecido. Eles também impingiram seu poder na própria nação. César Augusto esmagou seus inimigos em 30 a. C. e tornou-se o primeiro imperador romano. Ele exercia seu ofício na época do nascimento de Cristo. Alguns romanos o adoravam como "Senhor e Deus" , mas não há evidências de que Augusto buscasse tal adoração.
Nero, brutal, apareceu entre 54 d.C. e 68 d. C. ele realizou perseguições aos cristãos de Roma. O imperador Domiciano, que governou de 81 d.C a 96 d. C, insistiu em ser adorado como "Senhor e Deus" . Muitos crêem que suas terríveis perseguições aos cristãos são mencionadas em Ap 2,13 e Ap 3,10.
A medida que os romanos expandiam seu poder, organizavam os territórios conquistados em dois tipo de províncias. As províncias relativamente pacíficas eram colocadas sob o senado romano e tinham oficiais conhecidos como procônsules. Mas, o governador governava diretamente as províncias mais turbulentas. Estas províncias imperiais tinham empregados conhecidos como procuradores. Pôncio Pilatos é o mais conhecido destes procuradores. ( o termo traduzido por governador refere-se ao procurador)
Os romanos concediam considerável liberdade aos governadores romanos das províncias e eles normalmente não interferiam nas práticas religiosas das províncias. O reinado dos imperadores romanos no período do NT gerou uma época de paz conhecida como a PAX ROMANA. A estabilidade e a unidade do mundo civilizado sob Roma tornou a expansão do cristianismo muito mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário