quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Introdução ao estudo do novo testamento

NOVO TESTAMENTO

Testamento

( Dicionário Aulete)   

1 Jur. Ato pelo qual alguém dispõe, para depois de sua morte, com amparo da lei e unilateralmente, de todos ou de parte dos próprios bens, podendo também nomear tutores, reconhecer a paternidade de filhos naturais etc.&

  2 Jur. Declaração escrita e autêntica em que uma pessoa descreve e consigna as suas últimas vontades, dispondo de todos ou em parte de seus bens

  3 Bras. Irôn. Nomeações ou favores feitos nos últimos dias de um governo

  4 Fig. Carta ou discurso muito longo e prolixo

  5 Rel. Aliança feita por Deus com os homens, mediante Moisés (Antigo Testamento) e Jesus Cristo (Novo Testamento)

NT = novo pacto

O termo novo testamento significa novo pacto, um contraste com o antigo pacto sob o qual Deus lidava com Israel antes da vinda de Cristo. O termo "testamento" normalmente se refere a um acordo que entra em vigor a partir da morte daquele que o fez. A morte de Jesus colocou em vigor o novo pacto ( HB 9, 15-17)

Hebreus 9, 15-17 15Portanto, é Cristo quem consegue fazer uma nova aliança, para que os que foram chamados por Deus possam receber as bênçãos eternas que o próprio Deus prometeu. Isso pode ser feito porque houve uma morte que livrou as pessoas dos pecados que praticaram enquanto a primeira aliança estava em vigor.
16Onde há um testamento, é necessário provar que a pessoa que o fez já morreu. 17Pois o testamento não vale nada enquanto estiver vivo quem o fez; só depois da morte dessa pessoa é que o testamento tem valor.

AT prevê o sacrifício de Cristo e o NT remonta ao sacrifício de Cristo.

NT descreve o novo pacto de Deus

NT – tem 27 livros

A vida de Cristo e sua obra contínua por meio da igreja. Aborda menos de um século de história.

AT – Milhares de ano de história

NT – menos de um século: Os evangelhos referem-se a acontecimentos dos períodos mais primitivos ( 6 a.C – 29 d.C.) . A expansão da Igreja abrange o período de 29d.C a 63 d.C. e inclui os livros de Atos, Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, Filemom e Tiago. O período posterior a Atos ( 63 d.C – 96 d. C.) é visto em 1 e 2 Timóteo, Tito, Hebreus, 1 e 2 Pedro, 1,2 e 3 João e Apocalipse.

O mundo no NT



 

Mundo político

Fundada em 753 a. C. , Roma era uma união composta por pequenas vilas que a cercavam. Embora originalmente governada pro um rei tornou-se república organizada pro volta do quinto século a. C. Em 146 a. C., Roma expandiu seu poder para Cartago, no norte da África, e sobre a Macedônia e a península grega. Em 63 a. C., Pompéia estendeu o controle para a Judéia. Os homens que governavam Roma usaram o exército romano para conquistar o mundo então conhecido. Eles também impingiram seu poder na própria nação. César Augusto esmagou seus inimigos em 30 a. C. e tornou-se o primeiro imperador romano. Ele exercia seu ofício na época do nascimento de Cristo. Alguns romanos o adoravam como "Senhor e Deus" , mas não há evidências de que Augusto buscasse tal adoração.

Nero, brutal, apareceu entre 54 d.C. e 68 d. C. ele realizou perseguições aos cristãos de Roma. O imperador Domiciano, que governou de 81 d.C a 96 d. C, insistiu em ser adorado como "Senhor e Deus" . Muitos crêem que suas terríveis perseguições aos cristãos são mencionadas em Ap 2,13 e Ap 3,10.

A medida que os romanos expandiam seu poder, organizavam os territórios conquistados em dois tipo de províncias. As províncias relativamente pacíficas eram colocadas sob o senado romano e tinham oficiais conhecidos como procônsules. Mas, o governador governava diretamente as províncias mais turbulentas. Estas províncias imperiais tinham empregados conhecidos como procuradores. Pôncio Pilatos é o mais conhecido destes procuradores. ( o termo traduzido por governador refere-se ao procurador)

Os romanos concediam considerável liberdade aos governadores romanos das províncias e eles normalmente não interferiam nas práticas religiosas das províncias. O reinado dos imperadores romanos no período do NT gerou uma época de paz conhecida como a PAX ROMANA. A estabilidade e a unidade do mundo civilizado sob Roma tornou a expansão do cristianismo muito mais fácil.

Estudo - Parte 6 - Tenha uma nova vida

Receba a Cristo, seja filho de Deus e noiva de Cristo


  • Você deve se reconhecer como um pecador. Para Deus nenhum pecado é admitido, pois qualquer pecado condena por todos os pecados: Reconhecer que precisa de Deus, que o quer dirigindo sua vida. O querer como centro de sua vida. Só Ele.


"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos" (Tiago 2:10

  • Você se reconhece como sendo um pecador? Você sente que necessita da misericórdia e do amor de Deus?


  • Arrependa-se sincera e profundamente de seus maus caminhos e entregue o comando de sua vida ao Senhor.


Rom 8, 28 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Quando Jesus veio Deus diz que ele é p unigênito, mas após sua ressurreição, veja um exemplo acima, Ele passa a ser o primogênito.

Hb2,17 , Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. 18Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.

Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:5 ACF)

  • Receba a Cristo como Senhor de sua vida e faça parte AGORA da família de Deus:


"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (João 1:12 ACF)


  • Se foram feitos filhos de Deus, não eram antes... mas eram criaturas .... podiam até ser um dos "escolhidos' de Deus, mas ainda , mas ainda pertenciam ao mundo.... não eram nascidos de novo. Ainda não eram regenerados.


  • Todos os salvos são parte de uma mesma família, uma família que está destinada a estar ao lado de Deus, gozando de prazeres, delícias e maravilhas indescritíveis por toda a eternidade! Os salvos , são a igreja de Cristo, a igreja é a noiva de Cristo.


  • E não é necessário fazer nada para receber tão grandioso presente. Basta que você se arrependa dos seus pecados e creia no sacrifício que Jesus fez por você. É isto mesmo, nada do que você tenha feito ou que possa vir a fazer tem qualquer valor para Deus no que concerne à remissão de seus pecados.


  • Entregue o seu caminho ao Senhor Jesus, tranqüilize seu coração e viva uma vida de alegria mesmo nos momentos mais difíceis, encontre enfim a paz que você sempre procurou, atenda AGORA ao chamado de Jesus:


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30 ACF)


Romanos 10, 9Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11Porquanto a Escritura diz:
Todo aquele que nele crê não será confundido.
12Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13Porque:
Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.


Marcos 16, 16Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.


  • Se crê que Jesus é o filho de Deus e que Jesus morreu por você, se se arrepende de seus pecados e sente que precisa da misericórdia de Deus; se aceita Jesus como ÚNICO Salvador, ÚNICO SENHOR, se quer entregar sua vida a Jesus, faça a seguinte oração:


  • Deus Pai, creio que Jesus Cristo é o teu filho, o Salvador do mundo. Creio que Ele morreu na cruz por mim e levou sobre si todos os meus pecados ( passados, presentes, futuros) .Creio que Jesus ressuscitou dos mortos, está vivo, e está agora a tua destra. E intercede sempre por mim. Preciso de Ti, Jesus, perdoa meus pecados, salva-me , vem habitar dentro de mim, vem morar em meu coração . Escreve meu nome no livro da vida. Venha ser o dono, o único senhor da minha vida. Em nome de Jesus . Amém.


Ou use suas próprias palavras entregando sua vida a Cristo.

Estudo - Parte 5 - Jesus vive !!! Jesus é Deus !!!

Jesus está vivo! Ele ressuscitou


Outra coisa que era pregada pelos apóstolos, ensinado por Jesus: Jesus vive! Ele ressuscitou!

Atos Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; 23sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; 24ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.

A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. 33Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. 34Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara:
Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
35até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés.
36Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

  • Segundo a bíblia, Jesus é a pedra angular.

Atos 4, 10 b – 12 em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. 11Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.
12E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos

Ef 2, 19Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Mt 4, 42Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:
A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?

1 ped 2, 3se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. 4Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 6Pois isso está na Escritura:
Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
7Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes,
A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular
8e:
Pedra de tropeço e rocha de ofensa.
São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.
9Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;


I cor ? Todos eles comeram de um só manjar espiritual 4e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.


Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida. 15Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.


Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. 31Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. 32Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.

Atos 10, 38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; 39e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. 40A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, 41não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; 42e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos. 43Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.

Estudo - Parte 4 - Religião, obras ou Jesus?

Religião, obras ou Jesus?


Quando eu era criança , lá no colégio dos Santos Anjos, marcaram errado a uma resposta de uma prova de religião, ...... mas a resposta estava certa..... Perguntaram na prova: Todas as religiões são boas? Eu respondi aos 7 anos de idade: NÃO. E riscaram minha questão e falaram que a reposta certa era : sim, pois todas levam a Deus. Isso continua sendo ensinado, e que mentira! Então Buda leva a Deus???????( o próprio Deus fala que só Jesus leva a Deus !!!!) Maria, Pedro, Fulano, Beltrano levam a Deus ? ?? Kardek leva a Deus? O espiristimo que nega que Jesus é filho de Deus leva a Deus??!?!?!? A própria bíblia fala que quem não crê JÁ está condenado. Jesus é Deus !!! Não é alguém de luz, um espírito desenvolvido, Jesus é Deus! O catolicismo com tantos deuses e com suas obras leva a Deus?? Quem é crente, só por ser crente é de Deus? E os frutos? Todas estas pessoas já nasceram de novo, no sentido bíblico? ( Mais tarde veremos o que significa nascer de novo de acordo com a bíblia)

O próprio Jesus falou que quem é dele segue, ouve , pratica os ensinamentos dele, que estão na bíblia, e não ensinamentos de homens.

Pro 14, 12 Há caminho que ao homem parece direito , mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Nenhuma religião leva a Deus!!!!!! Só Jesus !!!!!!!!!!!!!
Ninguém vem ao Pai senão por mim. Ninguém tem o poder de perdoar pecados, só Jesus! Só ele morreu naquela cruz, só ele é nosso intercessor!!!! Só ele e o Espírito intercedem. Tem tantos versículos que falam que ele é nosso intercessor! Rom 8, 34 É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

Hb 7, 25Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Rm 8 ,26Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos

Atos 4, 12 E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

  • E também não é por obras que alguém irá ou não para o céu.

Ef 2, 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9não de obras, para que ninguém se glorie.

Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

  • Obras serão conseqüência de quem aceitou a Cristo, se alguém diz que o aceitou e não tem "obras" é suspeito. Mais tarde explicaremos o que são obras. Mas ninguém se salva por obras, por suas próprias obras. Nossas obras sem Jesus, isto é se não somos lavados pelo sangue de Cristo, se não temos novas vestes, nossas obras são para Deus como trapos de imundícia. Mas regenerados, Deus por sua misericórdia aceita nossas obras. Nossas obras serão para nosso galardão, mas não para salvação. Faremos obras como gratidão e obediência e não como uma condição para salvação. Quem foi regenerado tem obras. Deus de antemão nos preparou obras, mas não para nossa salvação. Um pé de laranja tem que dar laranja, se não der tem algo errado. E se nascer limão é porque é pé de limão, não é pé de laranja.


Rom 3 ? / 20visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

Rom 3, 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.

Rom 4, 6 E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:

Ef 2, 10 Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.

Is 64, 6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.

Rom 9, 30Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; 31e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei. 32Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, 33como está escrito:
Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.

Jô , Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. 21Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Atos 15, 5Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.

10Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar? 11Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

Jô 6, 28Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? 29Jesus respondeu e disse-lhes: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou

Atos 26, 20mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento

Rom 11, 6E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. 7Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, 8como está escrito:
Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje.
9E diz Davi:
Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição;
10escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.

Gálatas 2, 16sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. 17Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não! 18Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor. 19Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; 20logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. 21Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.

II Tim 1, Deus, 9que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, 10e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, 11para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre 1

2Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 3Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? 4Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão. 5Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
8Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão:
Em ti, serão abençoados todos os povos.
9De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. 10Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito:
Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.
11E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque
o justo viverá pela fé.
13Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito:
Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
14para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
A lei não pode invalidar a promessa
. 18Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão. 19Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. 20Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um. 21É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. 22Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.

  • Tanto é pela graça que quem efetua em nós o quebrantamento, o acolhimento da palavra, é o próprio Deus:


Filip 2, 13 desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

  • Se com Jesus fomos mortos, com ele ressuscitaremos, pois ele ressuscitou, ele está VIVO !!!!